sábado, 20 julho 2024
15 DE JUNHO

Santa Bárbara promove conscientização sobre abusos contra pessoa idosa

O objetivo é sensibilizar a população para combater as diversas formas de violência
Por
Redação
Foto: Shutterstock

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Promoção Social, e o Conselho Municipal do Idoso lançaram campanha de conscientização sobre o “Dia Mundial de Conscientização sobre o Abuso Contra Idosos”, data marcada pelo 15 de junho (sábado).

O objetivo é sensibilizar a população para combater as diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. O tema é “Silêncio é cumplicidade, notificar é cuidar”. A ação traz informações sobre as formas de violência e de denunciar.

A data foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2011, a pedido da Rede Internacional para a Prevenção do Abuso de Idosos (INPEA), que instituiu a comemoração em 2006.

O abuso contra pessoa idosa pode ser definido como “um ato único ou repetido, ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento onde haja uma expectativa de confiança que cause dano ou angústia a um idoso”. As formas mais comuns de violência contra a pessoa idosa incluem abandono, negligência e autonegligência, além de violência física, sexual, psicológica, institucional e patrimonial, de acordo com o Estatuto do Idoso.

O Município de Santa Bárbara d’Oeste mantém diversas políticas públicas de proteção e acolhimento à pessoa idosa, como o Centro Dia do Idoso “Maria de Lourdes Alves da Silva – Dona Nena”, localizado no Cândido Bertini, o Moradias do Vida Longa “Rosemeire de Oliveira – Rose” , dentre outros equipamentos e serviços.

Para denunciar, o munícipe pode entrar em contato com pelo disque 100 (direitos humanos), 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Municipal) ou no Conselho Municipal do Idoso (19) 3455.2592.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também