sexta-feira, 19 abril 2024

Santa Bárbara vai retomar obra de unidade de saúde parada há sete anos

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste concluiu nesta quinta-feira (23) a licitação para a retomada de uma das obras paradas há mais tempo na RMC (Região Metropolitana de Campinas): o prédio abandonado onde deveria estar em funcionamento, desde o final de 2012, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Santa Rita. 

A construção foi interrompida, na época, depois que a empreiteira contratada para executá-la teve o contrato rescindido por conta de atrasos no cronograma. 

O município poderia ter aberto uma nova licitação para concluir o projeto – financiado pelo Governo Federal – mas entendeu que não tinha condições financeiras de manter um terceiro pronto-socorro funcionando 24h. 

A cidade conta hoje com os PS Edson Mano (no Centro) e Afonso Ramos (Zona Leste). 

VIROU UBS 

Com aval do Ministério da Saúde, o imóvel agora será convertido em UBS (Unidade Básica de Saúde), com referência pediátrica para a região Sul da cidade, além de abrigar uma central municipal de regulação de serviços médicos. 

A Administração também estuda a possibilidade de transferir para o local a sede da Secretaria municipal de Saúde. A empresa vencedora do processo de contratação foi a A.C Camargo, com uma proposta de R$ 1,6 milhão. 

Após o prazo de recursos, a Administração assinará contrato com a empreiteira, que terá seis meses para concluir a obra. 

Boa parte das intervenções previstas no edital de licitação se refere à demolições e recuperações na estrutura por conta do abandono. 

Os recursos para retomar a construção, equipar e mobiliar a unidade sairão de um acordo judicial, firmado no final do ano passado, entre o município, Gaema (Grupo de Atuação Especial na Proteção ao Meio Ambiente) do Ministério Público e a empresa Cosan. O grupo empresarial pagou RS 23,8 milhões em indenizações por uso irregular de áreas de preservação permanente e de reserva legal. 

Desse montante, R$ 4 milhões foram destinados ao FMS (Fundo Municipal de Saúde) de Santa Bárbara para a retomada da obra. 

 
Por Walter Duarte

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também