A substituição de uma bomba na captação de água de Americana, localizada no Rio Piracicaba, pode afetar o abastecimento na cidade hoje.
A queda no volume de água bruta retirada do rio será de quase 10% durante o serviço, que tem o objetivo de melhorar a capacidade de captação.
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) alertou que a cidade deve ser afetada com a redução de 8 mil metros cúbicos de água bruta na captação – o que representa quase 10% do volume total de 79 mil metros cúbicos captados por dia.
O trabalho de manutenção, realizado por técnicos do DAE, deve ocorrer entre 6h e 18h.
Neste período e até a normalização do abastecimento, todos os bairros podem ser afetados, segundo o DAE. A orientação é para a população economizar.
Americana possui apenas uma unidade de captação de água, denominada captação II, porque era a segunda unidade em operação desde a década de 70.
Desde então, apenas manutenções corretivas foram feitas no único ponto responsável por retirar água do rio e encaminhá-lo para o tratamento e abastecimento de toda a cidade.
Em outubro de 2017, o DAE iniciou a construção de uma nova captação de água no Rio Piracicaba, entre as Avenidas João Nicolau Abdala e Lírio Corrêa (estrada velha de Limeira), região do bairro Carioba.
Os investimentos são de R$ 12 milhões, por meio do PAC (Programa de Aceleramento do Crescimento), e contrapartida do DAE no valor de R$ 2,3 milhões.
A previsão é de que a obra seja concluída em junho deste ano.