Como parte das ações de humanização da área da Saúde de Americana, a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) recebeu neste mês o Sino da Esperança, que é um sino colocado em centros de tratamento oncológico, para que os pacientes sinalizem o fim do seu tratamento. A iniciativa é da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes em parceria ao governo do prefeito Chico Sardelli e a Secretaria de Saúde.
O Sino da Esperança é um símbolo de resistência para os pacientes, a intenção é comemorar o fim de cada tratamento e ainda trazer esperança aos que ainda não venceram o câncer.
O sino foi colocado em uma das paredes internas da Unacon, próximo a recepção. Ao seu lado há uma placa de vidro com o convite: “A proposta deste sino é simbolizar os momentos de superação, fé e esperança durante todo o seu tratamento. Você, ou seu familiar, pode tocá-lo quando sentir vontade de compartilhar uma conquista. ”.
Além disso, existe um painel que servirá para que os pacientes, familiares e outras pessoas possam deixar mensagens em notas adesivas.
E o sino já foi tocado! A paciente responsável pela primeira badalada foi Lucimara Silva dos Santos. “É uma gratidão estar aqui. Pelo fato de passar por mais esta etapa do processo, quero contemplar cada momento e agradecer toda a equipe da Unacon, principalmente pela acolhida especial”, declarou Lucimara.
A Unacon realizou, de Fevereiro a Junho deste ano, 6.601 atendimentos entre consultas, sessões de quimioterapia, cirurgias, procedimentos de enfermagem, procedimentos pré-cirúrgicos e atendimentos com psicólogo e assistente social.