A entrega da primeira etapa do projeto Sirius, o novo acelerador de partículas brasileiro, construído no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, é um marco que será lembrado com um selo postal comemorativo dos Correios.
A cerimônia de obliteração, que estabelece oficialmente a data inicial de validade para uso do novo selo postal, será no dia 29 de dezembro, em Campinas. O evento contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e autoridades dos Correios e do CNPEM.
O Sirius é o maior e mais complexo projeto da ciência brasileira. Uma infraestrutura de pesquisa de última geração, aberta à comunidade científica e industrial, considerada estratégica para a busca de soluções para problemas globais em áreas como saúde, agricultura, energia e meio ambiente.
O laboratório, instalado em um prédio de 68 mil metros quadrados (equivalente a um estádio de futebol), foi projetado e construído para atender padrões de estabilidade mecânica e térmica sem precedentes.