O Procon de Americana recebeu uma denúncia de um falso site de leilões que estaria usando endereço do pátio municipal, assim como o nome da prefeitura e utilizando do padrão de cores associados a Administração da cidade em sua identidade visual.
O site ainda permanece ativo, o que leva a prefeitura salientar que o pátio municipal de Americana não possui site e o atendimento é feito exclusivamente por telefone ou pessoalmente.
O diretor do Procon, Estevão Luis Cardoso Pavan diz que: “já encaminhamos um e-mail para a Polícia Civil relatando o que está ocorrendo e pedindo providências”.
Quadrilhas especializadas costumam usar informações de instituições públicas, nome e logotipos para praticar o crime, neste caso, eles utilizaram o nome de uma instituição pública – o pátio municipal – assim como o uso do esquema de cores ligados a prefeitura para “verificar” o site.
Os cidadãos podem verificar se realmente o site do leiloeiro está na lista do Tribunal de Justiça através do endereço www.tjsp.jus.br/auxiliaresjustica/auxiliarjustica/consultapublica.
Os sites ditos oficiais, que possuem permissão para leiloar, apresentam as informações sobre o processo referente ao imóvel ou objeto relacionado, geralmente, tendo o número da ação, alguns documentos e a vara que corre o processo.
Com posse destes dados, o interessado ainda pode se precaver e entrar em contato com a unidade por e-mail para garantir a veracidade do leilão.