A empresa Sou Americana (Grupo Sancetur), que assumiu emergencialmente o transporte coletivo urbano em 12 de novembro, opera desde ontem todas as 35 linhas do sistema, que transporta cerca de 20 mil passageiros por dia.
Ontem foi o primeiro dia útil de funcionamento da empresa já sob o novo contrato feito com a Prefeitura de Americana.
Na madrugada de ontem, os vereadores Thiago Martins (PV) e Welington Rezende (PRP) estiveram na garagem da viação e acompanharam, segundo eles, a saída de 67 ônibus às ruas. A Prefeitura de Americana falou em 70 ônibus em operação.
O contrato inicial da Sou Americana com a Administração Municipal previa o início das operações no sábado, dia 1º, mas a empresa foi chamada a assumir o transporte antecipadamente no dia 12 de novembro, após duas paralisações dos motoristas da VPT (Viação Princesa Tecelã), que operava o transporte municipal.
Além dos 67 veículos, os parlamentares também contabilizaram três carros reserva e duas vans zero quilômetro destinadas ao transporte “porta-a-porta” para pessoas com deficiência.
A fiscalização da Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário) acompanhou o serviço prestado ontem e faz um levantamento sobre o atendimento das linhas.
Segundo o Executivo, a empresa informou que 70 carros estão em circulação, “ficando os demais à disposição para o caso de necessidade de substituição ou reforço”.
A Sou Americana foi procurada, mas não se manifestou até o fechamento desta edição.