sexta-feira, 19 abril 2024

Sumaré abre hospital de campanha

O hospital de campanha de Sumaré começou a receber nesta quarta-feira (15) os primeiros pacientes transferidos das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) do município. O órgão está funcionando em uma área construída de 10 mil metros quadrados do antigo hospital Madre Theodora, na região de Nova Veneza. 

A unidade oferta 20 leitos de retaguarda clínica viabilizados pelo município, sendo cinco de estabilização com ventilação mecânica. Segundo a prefeitura, a estrutura poderá ser ampliada para 30 leitos, se necessário, e é exclusiva para atendimento dos pacientes diagnosticados com a Covid-19 e já referenciados junto às UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) Macarenko e Matão. 

Sumaré conta com 26 leitos na UPA Macarenko exclusivos para o atendimento de pacientes com coronavírus. Destes, 11 leitos são preparados com respiradores para casos de média e alta complexidade. A taxa de ocupação dos leitos municipais destacados para Covid-19 está entre 70% e 80%, informou a prefeitura. 

Mesmo com taxa de ocupação controlada nas UPAs, a decisão do comitê foi iniciar os atendimentos no hospital de campanha, que já conta com quatro pacientes em observação, aponta o Executivo. 

Deputado garante mais respiradores para o município (Foto: Divulgação)

Com a intervenção do deputado estadual Dirceu Dalben (PL), mais cinco novos respiradores chegarão a Sumaré nos próximos dias, para uso exclusivo do hospital de campanha. 

“Nosso comitê, juntamente com médicos e técnicos da Saúde, decidiu pela abertura do hospital de campanha, em continuidade ao plano de contingência, adequando o setor conforme as necessidades, com ampliação dos leitos, capacitação das equipes e criação dos espaços de referências”, explicou o prefeito Luiz Dalben (PPS). 

O hospital de campanha estava previsto no plano de contingência do município, iniciado em janeiro. Em março, com a criação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, foram iniciadas as tratativas com o Grupo Amil, proprietário do prédio, visando os trâmites burocráticos. 

“Será de grande ajuda no atendimento dos casos de coronavírus mais leves. Os casos mais graves continuarão nas UPAs Macarenko e Matão, que estão estruturadas para essa finalidade. Queremos esclarecer que o hospital de campanha é um local diferenciado, que já contava com estrutura hospitalar pronta e de qualidade, e que agora começa a receber pacientes para atendimento de Covid-19. Ele foi montado para atender exclusivamente a esses casos”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli. 

HOSPITAL | Dez mil metros quadrados em Nova Veneza (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde capacitou os colaboradores do setor e vem desenvolvendo ações de orientação junto a moradores, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. 

O órgão municipal ampliou os leitos das UPAs Matão e Macarenko e colocou todas as unidades de saúde da atenção primária à disposição para o atendimento dos pacientes com coronavírus. Além disso, também disponibiliza unidades de referências específicas em cada região para tratamento da Covid-19. 

Recentemente, a cidade já havia recebido cinco respiradores, também via deputado Dirceu Dalben, para a Unidade Respiratória da UPA Macarenko. 

83,7% DOS INFECTADOS JÁ SE CURARAM 

Dos 1.268 infectados pelo novo coronavírus em Sumaré, 1.062 já estão curados, o equivalente a 83,7% dos casos. Hoje a cidade registrou 14 novos casos. 

A prefeitura orienta que os moradores que apresentarem sintomas leves da doença devem procurar a unidade localizada na sua região: Região Central/Rural (UBS Veccon), Região do Matão (UBS Matão), Região do Picerno (UBS Bordon), Região do Maria Antonia (UBS Florely), Região da Área Cura (UBS Ypiranga) e Região de Nova Veneza (PA-CIS Nova Veneza, segunda entrada).  

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também