Quarta, 25 Mai 2022

Sumaré e Hortolândia ampliam vacinação infantil contra Covid

Sumaré e Hortolândia ampliam vacinação infantil contra Covid

Cidades são as primeiras da região a iniciar aplicação em crianças sem comorbidades a partir deste sábado 

VACINAÇÃO INFANTIL | Hortolândia e Sumaré abrem hoje nova etapa entre crianças (Foto: Divulgação)
As cidades de Hortolândia e Sumaré são as primeiras da região a iniciar a vacinação de crianças menores de 11 anos sem comorbidades ou deficiência. Em ambos os municípios, a aplicação começa neste sábado.

Em Hortolândia, a Secretaria de Saúde inicia hoje a vacinação para todas as crianças com 5 anos, sem comorbidades ou deficiência. Um lote inicial de 500 doses estará disponível para vacinação das crianças entre 8h e 15h30, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Campos Verdes, na Rua da Confibra, 155.

A Secretaria de Saúde informa que a aplicação na UBS hoje será por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento, com distribuição de senha na unidade de saúde para as 500 doses disponíveis.

Para a próxima semana, a prefeitura ainda não divulgou como será o esquema.

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que as famílias façam o cadastro das crianças no site "Vacina Já" (vacinaja.sp.gov.br/), do governo do Estado. O cadastro serve para deixar a vacinação mais rápida, e assim evitar filas e aglomeração.

Na vacinação, as crianças deverão ir acompanhadas de pai, mãe ou responsável. Caso a criança compareça acompanhada de adulto, que não seja pai, mãe ou responsável, ela deverá apresentar o termo de autorização para ser vacinada. O termo deverá ser assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível no site da prefeitura e também em versão impressa nas UBSs da cidade.

A Secretaria de Saúde ainda solicita que o acompanhante leve a carteira de vacinação da criança para verificar se está atualizada. Caso a criança esteja em falta com alguma vacina, a equipe da unidade orientará para que a criança aguarde o intervalo de 15 dias após ter sido imunizada contra a Covid-19 para receber as vacinas faltantes.

SUMARÉ
Na vizinha Sumaré, que foi a primeira cidade da região a iniciar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades, no último sábado, a prefeitura também abre hoje a vacinação para todas as crianças de 9 a 11 anos.

Portanto, qualquer criança nesta faixa etária, mesmo sem comorbidades ou deficiência, pode comparecer neste sábado, das 9h às 15h, em qualquer um dos sete pontos de vacinação que vão funcionar hoje: CIS Nova Veneza, Centro de Saúde II, UBSs Bandeirantes, Bordon, Florely e Matão, além do posto da Vila Soma. Não é preciso agendamento.

Além da faixa dos 9 aos 11, sem comorbidades, a campanha prossegue para crianças maiores de 5 anos, com comorbidades ou deficiência. 

N.O. também abre agenda
A Secretaria de Saúde de Nova Odessa anunciou ontem que a cidade começa a vacinar as crianças de 6 a 11 anos de idade em geral (com ou sem comorbidades) contra a Covid-19. A Vigilância Epidemiológica já recebeu as primeiras doses de CoronaVac, voltadas para uso exclusivo desta faixa etária. Estima-se que a cidade tenha cerca de 4 mil crianças de 6 a 11 anos.

Assim como no caso das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, é necessário cadastrar as crianças no site da prefeitura, para que a equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) entre em contato com as famílias informando data, horário e local da vacinação.

"As Unidades Básicas seguem a rotina de agendamento, com dia e hora para que o responsável leve a criança à Sala de Vacinação, mediante o cadastro disponível no site da prefeitura", explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner.
A cidade segue vacinando crianças de 5 a 11 anos com comorbidades.



 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 25 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/