Para reduzir o número de faltas em consultas na rede municipal de Saúde, a Prefeitura de Sumaré começará a enviar um lembrete aos pacientes, via SMS.
Quarenta e oito horas antes da data e horário agendados, os moradores receberão uma mensagem no celular, que também solicita que o paciente informe caso não possa comparecer.
Assim, a Unidade de Saúde poderá buscar encaixes, beneficiando outros usuários.
O novo sistema já está em funcionamento para os pacientes atendidos no CS II (Centro de Saúde II), que é a unidade com maior número de referenciados do município, localizada no Centro.
No próximo mês, todas as 23 Unidades Básicas de Saúde de Sumaré também já contarão com a ferramenta, assim como o Ambulatório de Especialidades, os CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial), Cresser (Centro de Referência em Saúde Sexual e Reprodutiva) e demais unidades que trabalham com agendas.
“Hoje temos uma média de 30% de faltas nas consultas na rede municipal de Saúde e a maioria desses pacientes acaba não avisando à unidade que não poderá comparecer. Com isso, o médico, que poderia estar atendendo a outra pessoa, fica com o horário vago”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti.
Considerando a média de 36 mil consultas realizadas por mês na Atenção Primária, são cerca de 10 mil pacientes que faltam mensalmente.