Frota de ônibus de Sumaré é 100% renovada e veículos têm ar-condicionado e wi-fi
Ao todo, são 35 ônibus circulam hoje com novo sistema MoV, que também inclui tomadas USB
Sumaré recebe nesta segunda-feira (30) um novo sistema de transporte municipal na cidade. A partir de agora, o transporte urbano será incorporado ao MoV. O novo sistema iniciou a operação às 3h de hoje com a frota de ônibus municipal renovada e equipada com ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB e comunicação visual padronizada com a nova logomarca do sistema, que já atua em cidades como Paulínia, Itu, Louveira e Monte Mor.
A nova frota foi entregue neste domingo (29) com uma carreata dos veículos por principais vias da região central da cidade. Ao todo, são 35 ônibus com vidros lacrados panorâmicos.A chegada dos ônibus foi concretizada após reuniões entre a diretoria da Viação Ouro Verde, que opera o serviço de transporte público da cidade, e a Prefeitura Municipal. Todos os demais coletivos da frota sumareense foram desativados, incluindo os veículos pintados na cor branca e azul. Agora, a frota padronizada será chamada MOV, marca do Grupo Belarmino.
A renovação da frota visa melhorar a qualidade do serviço na cidade com veículos mais novos, mantendo o mesmo número de ônibus circulando nas linhas municipais. A intenção é reforçar as 22 linhas já oferecidas. Não há previsão de reajuste de tarifa, segundo fontes ouvidas pela reportagem. O preço da passagem continua no valor de R$4,40, preço praticado desde dezembro de 2020.
Antes eram 29 carros, agora, a frota passará para 35 veículos e mais quatro reservas, totalizando 39 ônibus, seguindo contrato entre a Prefeitura e a empresa.
Os ônibus da MoV Sumaré são de chassis Mercedes-Benz e carroceria Apache VIP geração IV, possuem motores com gerenciamento eletrônico padrão Euro V, com baixa emissão de poluentes e de acordo com as normas ambientais vigentes.
Os veículos são dotados de equipamentos como ar-condicionado, sistema de localização por GPS, aplicativo que permite aos usuários acompanhar os horários dos ônibus em tempo real no celular, biometria facial e wi-fi grátis. A frota ainda conta com 25 veículos com tomadas USB para recarga de celulares.
Os ônibus são 100% acessíveis, com elevadores e poltronas reservadas para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos, além de espaço reservado para cadeirantes.
Bilhetes eletrônicos MoV Sumaré chegam junto a novos veículos para atender vários tipos de públicos:
CARTÃO COMUM
O cartão comum é destinado a toda pessoa que deseja se deslocar dentro do município e pode ser feito diretamente nos postos de atendimento da MoV Sumaré. É necessário apresentar um documento de identificação oficial que contenha o número do CPF, RG e uma fotografia, juntamente ao comprovante de residência recente. O cartão comum será entregue na hora, logo após a finalização do cadastro e a efetivação da primeira compra obrigatória de créditos, no valor mínimo de R$ 20.
CARTÃO ESCOLAR
Este cartão dá o direito a um desconto de 40% sobre a tarifa vigente e é destinado aos estudantes. Ele dá o direito a duas passagens por dia. Para solicitá-lo, basta comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza, Sumaré. No local, é preciso apresentar os seguintes documentos originais e cópia: RG, CPF, comprovante recente de residência, declaração da escola com até 30 dias de validade e uma foto 3x4. Os menores de idade devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis.
Para mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3399-5853. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.
CARTÃO JOVEM APRENDIZ
Este cartão dá o direito a um desconto de 40% sobre a tarifa vigente e é destinado aos estudantes que trabalham. O benefício dá o direito a quatro passagens por dia (para estudar e trabalhar).
Para solicitá-lo, basta comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza.
No local, apresentar os seguintes documentos originais e cópia: RG, CPF, comprovante recente de residência, declaração da escola e da empresa na qual trabalha com validade de até 30 dias e uma foto 3 x 4.
Para mais informações entrar em contato pelo (19) 3399-5853. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.
VALE-TRANSPORTE
O cartão Vale-Transporte (VT) garante o direito de ir e vir ao trabalhador e a aquisição deve ser efetuada por meio do portal de vendas no site da MoV Sumaré, onde há um link específico para a compra de créditos. O empregador realizará o cadastramento da sua empresa e dos funcionários, fará pedidos de créditos e emitirá um boleto para pagamento pelo link que consta no site www.movsumare.com.br. Após a confirmação do pagamento pelo estabelecimento bancários, os bilhetes de VT são emitidos e disponibilizados em até cinco dias úteis. Nesta opção é cobrada uma taxa de conveniência no valor de 3% sobre o total dos pedidos acima de R$130. Abaixo deste valor é cobrado um valor fixo de R$ 3,90.
Para efetuar compras sem a cobrança da taxa de conveniência, o usuário pode se dirigir a um dos pontos de vendas que encontram na garagem da MoV Sumaré e na Rodoviária de Sumaré com os cartões dos funcionários e solicitar a recarga mediante o pagamento em dinheiro. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3803 9595.
CARTÃO SÊNIOR
O cartão Sênior é um benefício destinado a pessoas entre 60 e 64 anos, sem renda fixa. O interessado em obter o benefício deve comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza.
No local, deve apresentar os seguintes documentos originais e cópia: Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante recente de endereço e uma foto 3 x 4. Os documentos são necessários para a efetivação do cadastramento e solicitação do cartão. O cartão será emitido e entregue em um prazo de até 20 dias. Para mais informações entrar em contato pelo 3399-5700. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.
CARTÃO APOSENTADO
O cartão Aposentado é um benefício destinado a pessoas aposentadas e com a renda de até R$ 3.030. O interessado em obter o benefício deve comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza.
O interessado deve apresentar os seguintes documentos originais e cópia: Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço, uma foto 3 x 4, carta de aposentadoria expedida pelo INSS e o extrato bancário.
Os documentos são necessários para a efetivação do cadastramento e solicitação do cartão. O benefício será emitido e entregue após o prazo de até 20 dias. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3399-5700. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.
CARTÃO PENSIONISTA
O cartão Pensionista é destinado a pessoas que recebem pensão com renda de até R$ 3.030. O interessado em obter o benefício deve comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza.
No local, apresentar os seguintes documentos originais e cópia: Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço, uma foto 3 x 4 e o extrato bancário.
Os documentos são necessários para a efetivação do cadastramento e solicitação do cartão. O benefício será emitido e entregue em um prazo de até 20 dias. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3399-5700. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.
CARTÃO ESPECIAL
O cartão Especial e Especial com Acompanhante é destinado às pessoas PCD e que se encontram impossibilitadas ao trabalho e é para os casos em que existe a necessidade de um acompanhamento. Os interessados em obter o benefício devem comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza.
Para obter o cartão Especial, o interessado deve apresentar os seguintes documentos originais e cópia: Certidão de Nascimento, RG, CPF, um comprovante de residência recente e laudo médico atualizado, uma foto 3 x 4 e comprovante de renda.
Se houver a necessidade de fazer o cartão Especial para Acompanhante, essa pessoa deverá comparecer ao mesmo local com a cópia e o original do RG, CPF. Tanto o deficiente quanto o seu acompanhante terão de preencher um requerimento para solicitar esse benefício de gratuidade. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3399-5708. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.
Aprovado o benefício, o interessado deve comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza, portando documento oficial de identidade com foto para retirar o cartão.