Quarta, 17 Agosto 2022

Frota de ônibus de Sumaré é 100% renovada e veículos têm ar-condicionado e wi-fi

SumaréMELHORIA

Frota de ônibus de Sumaré é 100% renovada e veículos têm ar-condicionado e wi-fi

Ao todo, são 35 ônibus circulam hoje com novo sistema MoV, que também inclui tomadas USB

Ao todo, são 35 ônibus com vidros lacrados panorâmicos (Foto: Rafael Rezende)

Sumaré recebe nesta segunda-feira (30) um novo sistema de transporte municipal na cidade. A partir de agora, o transporte urbano será incorporado ao MoV. O novo sistema iniciou a operação às 3h de hoje com a frota de ônibus municipal renovada e equipada com ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB e comunicação visual padronizada com a nova logomarca do sistema, que já atua em cidades como Paulínia, Itu, Louveira e Monte Mor.

A nova frota foi entregue neste domingo (29) com uma carreata dos veículos por principais vias da região central da cidade. Ao todo, são 35 ônibus com vidros lacrados panorâmicos.

A chegada dos ônibus foi concretizada após reuniões entre a diretoria da Viação Ouro Verde, que opera o serviço de transporte público da cidade, e a Prefeitura Municipal. Todos os demais coletivos da frota sumareense foram desativados, incluindo os veículos pintados na cor branca e azul. Agora, a frota padronizada será chamada MOV, marca do Grupo Belarmino.

A renovação da frota visa melhorar a qualidade do serviço na cidade com veículos mais novos, mantendo o mesmo número de ônibus circulando nas linhas municipais. A intenção é reforçar as 22 linhas já oferecidas. Não há previsão de reajuste de tarifa, segundo fontes ouvidas pela reportagem. O preço da passagem continua no valor de R$4,40, preço praticado desde dezembro de 2020.

Antes eram 29 carros, agora, a frota passará para 35 veículos e mais quatro reservas, totalizando 39 ônibus, seguindo contrato entre a Prefeitura e a empresa.

Os ônibus da MoV Sumaré são de chassis Mercedes-Benz e carroceria Apache VIP geração IV, possuem motores com gerenciamento eletrônico padrão Euro V, com baixa emissão de poluentes e de acordo com as normas ambientais vigentes.

Os veículos são dotados de equipamentos como ar-condicionado, sistema de localização por GPS, aplicativo que permite aos usuários acompanhar os horários dos ônibus em tempo real no celular, biometria facial e wi-fi grátis. A frota ainda conta com 25 veículos com tomadas USB para recarga de celulares.

Os ônibus são 100% acessíveis, com elevadores e poltronas reservadas para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos, além de espaço reservado para cadeirantes.


Bilhetes eletrônicos MoV Sumaré chegam junto a novos veículos para atender vários tipos de públicos:

CARTÃO COMUM

O cartão comum é destinado a toda pessoa que deseja se deslocar dentro do município e pode ser feito diretamente nos postos de atendimento da MoV Sumaré. É necessário apresentar um documento de identificação oficial que contenha o número do CPF, RG e uma fotografia, juntamente ao comprovante de residência recente. O cartão comum será entregue na hora, logo após a finalização do cadastro e a efetivação da primeira compra obrigatória de créditos, no valor mínimo de R$ 20.

CARTÃO ESCOLAR

Este cartão dá o direito a um desconto de 40% sobre a tarifa vigente e é destinado aos estudantes. Ele dá o direito a duas passagens por dia. Para solicitá-lo, basta comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza, Sumaré. No local, é preciso apresentar os seguintes documentos originais e cópia: RG, CPF, comprovante recente de residência, declaração da escola com até 30 dias de validade e uma foto 3x4. Os menores de idade devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis.
Para mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3399-5853. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.

CARTÃO JOVEM APRENDIZ

Este cartão dá o direito a um desconto de 40% sobre a tarifa vigente e é destinado aos estudantes que trabalham. O benefício dá o direito a quatro passagens por dia (para estudar e trabalhar).

Para solicitá-lo, basta comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza.

No local, apresentar os seguintes documentos originais e cópia: RG, CPF, comprovante recente de residência, declaração da escola e da empresa na qual trabalha com validade de até 30 dias e uma foto 3 x 4.

Para mais informações entrar em contato pelo (19) 3399-5853. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.

VALE-TRANSPORTE

O cartão Vale-Transporte (VT) garante o direito de ir e vir ao trabalhador e a aquisição deve ser efetuada por meio do portal de vendas no site da MoV Sumaré, onde há um link específico para a compra de créditos. O empregador realizará o cadastramento da sua empresa e dos funcionários, fará pedidos de créditos e emitirá um boleto para pagamento pelo link que consta no site www.movsumare.com.br. Após a confirmação do pagamento pelo estabelecimento bancários, os bilhetes de VT são emitidos e disponibilizados em até cinco dias úteis. Nesta opção é cobrada uma taxa de conveniência no valor de 3% sobre o total dos pedidos acima de R$130. Abaixo deste valor é cobrado um valor fixo de R$ 3,90.

Para efetuar compras sem a cobrança da taxa de conveniência, o usuário pode se dirigir a um dos pontos de vendas que encontram na garagem da MoV Sumaré e na Rodoviária de Sumaré com os cartões dos funcionários e solicitar a recarga mediante o pagamento em dinheiro. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3803 9595.

CARTÃO SÊNIOR

O cartão Sênior é um benefício destinado a pessoas entre 60 e 64 anos, sem renda fixa. O interessado em obter o benefício deve comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza.

No local, deve apresentar os seguintes documentos originais e cópia: Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante recente de endereço e uma foto 3 x 4. Os documentos são necessários para a efetivação do cadastramento e solicitação do cartão. O cartão será emitido e entregue em um prazo de até 20 dias. Para mais informações entrar em contato pelo 3399-5700. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.

CARTÃO APOSENTADO

O cartão Aposentado é um benefício destinado a pessoas aposentadas e com a renda de até R$ 3.030. O interessado em obter o benefício deve comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza.

O interessado deve apresentar os seguintes documentos originais e cópia: Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço, uma foto 3 x 4, carta de aposentadoria expedida pelo INSS e o extrato bancário.

Os documentos são necessários para a efetivação do cadastramento e solicitação do cartão. O benefício será emitido e entregue após o prazo de até 20 dias. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3399-5700. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.

CARTÃO PENSIONISTA

O cartão Pensionista é destinado a pessoas que recebem pensão com renda de até R$ 3.030. O interessado em obter o benefício deve comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza.

No local, apresentar os seguintes documentos originais e cópia: Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço, uma foto 3 x 4 e o extrato bancário.

Os documentos são necessários para a efetivação do cadastramento e solicitação do cartão. O benefício será emitido e entregue em um prazo de até 20 dias. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3399-5700. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.

CARTÃO ESPECIAL

O cartão Especial e Especial com Acompanhante é destinado às pessoas PCD e que se encontram impossibilitadas ao trabalho e é para os casos em que existe a necessidade de um acompanhamento. Os interessados em obter o benefício devem comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza.

Para obter o cartão Especial, o interessado deve apresentar os seguintes documentos originais e cópia: Certidão de Nascimento, RG, CPF, um comprovante de residência recente e laudo médico atualizado, uma foto 3 x 4 e comprovante de renda.

Se houver a necessidade de fazer o cartão Especial para Acompanhante, essa pessoa deverá comparecer ao mesmo local com a cópia e o original do RG, CPF. Tanto o deficiente quanto o seu acompanhante terão de preencher um requerimento para solicitar esse benefício de gratuidade. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3399-5708. O horário de atendimento é das 8h às 16h30.

Aprovado o benefício, o interessado deve comparecer ao seminário localizado na Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza, portando documento oficial de identidade com foto para retirar o cartão.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/