Ambos são alunos da Escola Municipal Antonio Palioto
Por: Jaqueline Durões
João Lucas Correia Becker, 12 anos, conquistou o ouro e Thamires Mantovani Boneza, 13 anos, conquistou o bronze. Ambos são alunos da Escola Municipal Antonio Palioto, e a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) aconteceu no ano passado em duas etapas.
A medalha de ouro será entregue para João Lucas no mês de junho em um evento que será realizado em Florianópolis (SC).
Já a medalha de bronze, a Thamires vai receber pela a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde o João Lucas já cursa em um projeto de iniciação científica em matemática avançada.
João Lucas afirmou; “Sempre gostei muito de matemática e esse prêmio me deixa muito feliz. Os estudos vão ajudar muito em um vestibular, por exemplo”.
Thamires diz que os estudos vão ajudar muito no futuro. “Estou muito feliz e gostaria de agradecer aos professores pela ajuda”, ressaltou ela.
Além de João Lucas e Thamires, outros 10 alunos da escola receberam menção honrosa da organização. Rosimeire Campo Dall’Orto Togneta, diretora da escola, explicou; “É uma honra ter os alunos premiados em uma competição nacional. Nós e a Secretaria de Educação fazemos o máximo de esforço para que nunca faltem professores”.
Luiz Dalben, prefeito de Sumaré, parabenizou os alunos e ressaltou os investimentos realizados na pasta. “Educação sempre foi nossa prioridade em Sumaré. Investimos em estrutura e também na formação dos professores. Isso acaba refletindo em um ensino de qualidade”, comentou.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), e promovida com recursos do MEC (Ministério da Educação) e do MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação).
Formada em 2005 para despertar o interesse em matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, proporcionando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o desenvolvimento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.