sábado, 23 novembro 2024

Suspeita da presença de onça fecha Jardim Botânico

A suspeita de que uma onça-parda esteja escondida no Jardim Botânico Prefeito Carroll Meneguell levou a Prefeitura de Americana a fechar o espaço de lazer mais cedo.

Ontem (13), os portões foram fechados às 17h, e não às 21h, como de costume. Um animal com características similares a uma onça foi visto no local por duas pessoas na noite de terça-feira – o que motivou a decisão, já que se trata de uma espécie de hábitos noturnos.

A suposta onça teria entrado no Botânico saltando o alambrado, de acordo com o administrador do Parque Ecológico Cid Almeida Franco, João Carlos Tancredi.

Ela teria se abrigado no local, que tem 90 mil metros quadrados, devido à densa arborização.

Tancredi não descarta a possibilidade de que a onça, se ainda estiver lá, salte para o parque em busca de alimento.

Outra alternativa é de que ela faça suas refeições no Jardim Botânico, que abriga pavões e cotias em liberdade. Até a tarde de ontem, no entanto, não havia sinal de morte de animais.

“Primeiro eles buscam o abrigo e, quando a fome aperta, o alimento. Mas esses bichos andam muito e ela pode até ter ido embora”, destacou.

ORIENTAÇÃO
Dois guardas foram orientados a redobrar a atenção e, em caso de avistamento do animal, acionar a equipe técnica do Jardim Botânico e do Cenap/ICMBio (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), órgão competente para o atendimento de ocorrências desta natureza.

“Nós vamos estar por toda a área, hoje (ontem) à noite, vendo qualquer movimentação possível”, garantiu Tancredi.

Ele estima que o Jardim Botânico fique fechado pelo menos mais uma noite, por motivos de segurança.

 
 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também