sábado, 26 abril 2025
SETOR TÊXTIL

Tecnotêxtil Brasil 2025 encerra edição, e Americana confirma próxima feira para 2027

Americana reafirmou seu papel de destaque na indústria têxtil ao anunciar oficialmente a próxima edição da feira, já marcada para 2027
Por
Felipe Gomes

No último dia da Feira Industrial de Americana (Fidam), a Tecnotêxtil Brasil 2025 consolidou o clima de otimismo que marcou toda a semana entre expositores e visitantes. Reunindo as principais soluções para a cadeia têxtil nacional, o evento refletiu a confiança da indústria em um futuro cada vez mais tecnológico e automatizado, impulsionado pelo desempenho positivo do setor em 2024.

Durante a programação, Americana reafirmou seu protagonismo na indústria têxtil ao anunciar oficialmente a próxima edição da feira, já confirmada para 2027. O anúncio ocorreu durante um coquetel de lançamento que contou com a presença de autoridades, como o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima; o prefeito em exercício de Americana, Odir Demarchi; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo da Padaria.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a produção têxtil registrou crescimento de 4,8% em 2024, enquanto o setor de vestuário avançou 3,9% em relação ao ano anterior. O faturamento da cadeia alcançou R$ 212 bilhões, com mais de 25 mil empresas em operação e 1,3 milhão de empregos diretos gerados. As projeções para 2025 indicam continuidade no crescimento, com estimativa de alta de 1,2%, impulsionada por investimentos em inovação, automação e sustentabilidade.

Durante o evento, o presidente da Fidam, Leandro Zanini, conversou com nossa equipe e compartilhou sua visão sobre o atual cenário e os desafios do setor. “A importância de um evento como este está em valorizar a cadeia produtiva local. Assim, não apenas atraímos compradores para os produtos fabricados na região, como também promovemos a tecnologia desenvolvida aqui — desde máquinas e equipamentos até produtos químicos — para outros mercados”, destacou Zanini.

A feira reuniu cerca de 15 mil pessoas ao longo da semana | Foto: Alessandro Araujo/ TVTODODIA

O último dia da Tecnotêxtil Brasil 2025 contou com uma palestra ministrada por Fernando Pimentel, diretor-superintendente e presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Com o tema “Perfil e Tendências do Setor Têxtil e de Confecção”, a apresentação destacou a relevância de um setor composto por 24,3 mil empresas, de diversos portes, espalhadas por todo o país, responsáveis por empregar aproximadamente 1,33 milhão de trabalhadores.

Durante sua fala, Pimentel apresentou dados atualizados sobre emprego, produção, exportações e importações, além de discutir pautas estratégicas em andamento junto ao Governo Federal. Ele também ressaltou o valor social e econômico da indústria têxtil, reforçando sua importância no dia a dia dos brasileiros.

“Estamos vestidos aqui, e não é porque essa roupa surgiu magicamente cobrindo o nosso corpo. Estamos vestidos graças ao trabalho de milhões de pessoas dedicadas a essa atividade produtiva, e ao esforço de milhares de empreendedores que arriscam seu capital, constroem fábricas, desenvolvem produtos, investem em inovação, protegem o meio ambiente — tudo isso aliado à capacitação de profissionais qualificados e satisfeitos em seu trabalho”, afirmou Pimentel.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também