terça-feira, 17 setembro 2024
FRIO INTENSO

Temperatura na região pode chegar a 7 graus Célsius no domingo, alerta Defesa Civil de São Paulo

Quase todo o Estado entrará em estado de atenção
Por
Redação
Foto: PAULO PINTO / AGÊNCIA BRASIL

Boletim Meteorológico emitido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que as temperaturas poderão sofrer queda brusca na região de Campinas, neste final de semana, por causa da chegada de uma massa de ar fria. As mínimas poderão chegar a 10ºC, neste sábado (10) e a 7ºC, no domingo (11), gerando uma “sensação de frio intenso”. Em razão disso, quase todo o Estado entrará em estado de atenção.

“[…] No sábado (10) […] uma frente fria passará pelo território paulista e provocará pancadas de chuva isoladas, mas após esse sistema meteorológico, uma massa de ar fria, avançará sobre a região, derrubando as temperaturas e deixando uma sensação de frio intenso. Há condições para formação de geada. Por conta de todo esse cenário, recomenda-se atenção com pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua”, alerta a Defesa Civil de São Paulo.

A Defesa Civil orienta a população em geral sobre alguns cuidados necessários para evitar acidentes e até mesmo mortes geradas pelo frio intenso.

A Casa de Passagem é um espaço transitório de moradia para homens e mulheres entre 18 e 59 anos, e famílias em situação de rua, com o objetivo de garantir os direitos básicos e possibilitar o processo de saída das ruas. Disponibiliza também cuidados de higiene, documentação, convivência e atendimento com equipe multidisciplinar (assistente social e psicólogo).

O Poder Público disponibiliza ainda canais de contato, como o número 193, do Corpo de Bombeiros, o 199 da Defesa Civil Municipal e o 153 para quem encontrar pessoas que precisem de ajuda.

Confira abaixo as recomendações do Ministério da Saúde, publicadas em matéria da Agência Brasil, para dias de frio intenso:

  • Hidratar-se bem para evitar desidratação;
  • Evitar bebidas alcoólicas, que podem aumentar a perda de calor corporal;
  • Evitar sair de casa sem necessidade, sobretudo se estiver entre os grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e indivíduos com doenças crônicas. Este público está mais sujeito a ter hipotermia, em dias de frio intenso com ventos fortes e umidade elevada. Segundo o Ministério, trata-se de uma condição que se caracteriza pela redução da temperatura corporal abaixo dos 35° C, fazendo a pessoa apresentar sintomas como palidez, tremores intensos e extremidades geladas.
  • Agasalhar-se resguardando também as extremidades, que perdem calor mais rapidamente, usando luvas, gorros e cachecóis;
  • Cuidar da pele com hidratantes, evitando o ressecamento que leva a rachaduras e irritações;
  • Proteger os pés e as extremidades, por meio de calçados impermeáveis e meias de lã para manter os pés secos e quentes, prevenindo frieiras e hipotermia;
  • Tomar cuidados com o uso de aquecedores, mantendo ventilação adequada para evitar intoxicação por monóxido de carbono;
  • Fazer atividades físicas leves e em casa para manter a circulação e a temperatura corporal;
  • Caso a temperatura corporal não aumente, buscar ajuda médica imediatamente.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também