O temporal que atingiu Campinas na noite de domingo (23) resultou na queda de 15 árvores e no acúmulo de 55,1 milímetros de chuva, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (24). Não houve feridos. Onze equipes do Departamento de Parques e Jardins foram mobilizadas desde as primeiras horas da manhã para a remoção de árvores e liberação de vias.
Ocorrências concentradas em três regiões
As quedas se concentraram principalmente nas regiões do Campo Grande, Ouro Verde e Amarais. No Chácaras Campos dos Amarais, três árvores caíram. Outras três foram registradas no Parque Itajaí, na área do Campo Grande. A mesma região contabilizou duas quedas no Residencial São Luís e duas no Parque Floresta.
Também houve registros no Jardim Campina Grande, Jardim São Marcos, Vila Esperança e Parque São Bento. No Ouro Verde, uma árvore caiu na Vila Vitória.

Destelhamentos e imóvel alagado
Além das quedas de árvores, foram registrados três destelhamentos: dois no Parque São Bento e um no Residencial São Luís. A Defesa Civil também atendeu um imóvel alagado no Jardim Santa Mônica.
Monitoramento contínuo
Técnicos da Defesa Civil acompanham todas as situações. O diretor e coordenador regional do órgão, Sidnei Furtado, ressalta que há monitoramento permanente das áreas de risco e orienta os moradores a evitarem locais alagados ou suscetíveis a deslizamentos. “É um processo intenso, são 24 horas por dia de monitoramento das áreas de risco. Campinas tem várias ações para minimizar os impactos das fortes chuvas. Porém, é importante que as pessoas sigam as orientações e não se arrisquem a passar em áreas com alagamentos”, diz Sidnei Furtado.
A Defesa Civil reforça que rajadas de vento, descargas elétricas e novos alagamentos podem ocorrer em próximos episódios de chuva, mantendo a recomendação de cuidados preventivos.





