terça-feira, 17 setembro 2024
ELEIÇÕES 2024

TODODIA passa a disponibilizar pesquisas eleitorais para download

Medida faz parte das ações voltadas à cobertura das eleições municipais deste ano na região
Por
Redação
Foto: Reprodução/ TV TODODIA

A TV TODODIA e o portal TODODIA passam a disponibilizar na íntegra para download, a partir desta sexta-feira (30), as pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Instituto Ágili a pedido do canal. A medida é mais um passo da Rede TODODIA na cobertura das eleições municipais deste ano.

Os documentos produzidos pelo instituto serão disponibilizados em até 24 horas depois da veiculação na TV, portal e redes sociais da Rede TODODIA das matérias produzidas com base nos dados colhidos. As pesquisas serão anexas no final das matérias sobre intenções de voto, em arquivo PDF. Desta forma, a Rede TODODA reafirma o compromisso com a cobertura isenta para as eleições deste ano, além de democratizar a informação.

Desde o início de julho, tanto a TV TODODIA quanto o portal TODODIA têm divulgado uma série de levantamentos sobre as preferências do eleitorado para a corrida eleitoral de 2024 nas principais cidades da área de cobertura, fazendo da Rede TODODIA um dos únicos veículos de comunicação da região a contratar e divulgar pesquisas eleitorais.

Nesta rodada, já foram divulgados os levantamentos das cidades de Americana (28/08), Campinas (20/08), Hortolândia (29/08) e Nova Odessa (23/08), além da sondagem para o primeiro turno de Sumaré (27/08) – que neste ano terá a escolha do prefeito realizada em dois turnos, uma vez que o número de eleitores do município ultrapassara a marca de 200 mil pessoas. Cidades com essa quantidade de habitantes aptos a votar precisarão escolher os novos chefes do Executivo em duas etapas, caso o candidato que tiver mais votos válidos não atinja a marca de 50% no primeiro turno.

Na próxima semana, também serão divulgados os resultados das pesquisas de intenção de voto de Piracicaba, Limeira e Santa Bárbara d’Oeste.

De acordo com o diretor de Operações da Rede TODODIA, Édison Carone, as pesquisas eleitorais elaboradas pelo Instituto Ágili, a pedido do canal, são norteadoras da cobertura da Rede TODODIA nas eleições deste ano.

“Para as eleições municipais de 2024, optamos por uma ação ousada, que foi contratar a realização de pesquisas eleitorais específicas para as principais cidades da nossa área de cobertura e, a partir daí, definir quais temas iríamos abordar durante o período eleitoral. Além de mostrar a intenção de voto do eleitorado, os levantamentos mostram ainda a influência do apadrinhamento do governador, do presidente e do ex-presidente, quais as áreas que os eleitores veem como prioritárias para os próximos mandantes e a influência dos partidos políticos”, comenta.

Carone explica ainda que por meio das pesquisas é possível ter um raio-x dos eleitores da região, uma vez que a pesquisa também mostra as intenções de voto com base em recortes de sexo, idade e renda.

“Por meio dessas informações, conseguimos ter um panorama dos desafios que cada candidato encontrará durante a campanha, assim como quais os focos de atuação dos próximos prefeitos”, completou.

Em entrevista à TV TODODIA, a estatística Vera Lúcia Candiani, do Instituto Ágili, explica que o nível de confiabilidade das pesquisas encomendadas pelo canal são de 95%, ou seja, a cada 100 levantamentos, 95 deles vão apresentar resultados semelhantes.

“É como as pessoas podem se assegurar de que o levantamento é confiável. É preciso entender um pouco de metodologia e estatística para entender o modelo que está por trás da pesquisa. Mas assim, a confiabilidade é dada pela margem de erro, pela credibilidade do instituto. Então, se você olhar um instituto que tem pesquisas com mil entrevistas, com 400 entrevistas e tem a mesma margem de erro, pode ter certeza que é furada”, comenta.

Ela afirma ainda que faz parte do processo democrático a contestação de pesquisas que não agradem parte do eleitorado e até mesmo dos candidatos.

“É comum ocorrência de polêmicas que envolvam as pesquisas eleitorais por desconhecimentos de parte das pessoas, da maneira com que os levantamentos são realizados. Uma pesquisa eleitoral, assim como todas as demais pesquisas acadêmicas, de mercado, de opinião, etc., tem como princípio básico os princípios científicos, ou seja, você tem que desenhar um modelo que tenta retratar a realidade através de fórmulas, vamos dizer assim. O principal princípio de qualquer pesquisa é a aleatoriedade para garantir que você não esteja tendenciando o resultado da pesquisa”, completou Vera Lúcia.

Sobre o Instituto Ágili

Com mais de 20 anos no mercado, o Instituto Ágili Pesquisas está entre as principais organizações de estudo, levantamento e interpretação de dados do país. O Ágili recebeu nota B no último ranking de pesquisas do Pindograma, ferramenta que analisa o histórico de confiabilidade de organizações do gênero no Brasil. Além disso, o Ágili é um dos institutos que compõem o Índice CNN, agregador de levantamentos eleitorais usado pela emissora de notícias CNN Brasil na cobertura das eleições municipais deste ano.

Acesse agora a íntegra das pesquisas realizadas pelo TODODIA:

Americana:

Campinas:

Hortolândia:

Nova Odessa:

Sumaré:

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também