quarta-feira, 23 abril 2025
POLÊMICA

‘Tráfico de influência’ e ‘abuso de poder’: fala sobre suposto favorecimento na saúde gera crise entre vereadores de SBO

Rony Tavares (Republicanos) citou que os secretários Joel Cardoso (Governo) e Marcus Pensuti (Saúde) priorizariam cidadãos por ele indicados para realizar exames de sangue
Por
Airan Prada
Rony Tavares (Republicanos) pode ter revelado suposto esquema de favorecimento a apoiadores dele que precisam de exames de sangue. Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste

O vereador de Santa Bárbara d’Oeste Rony Tavares (Republicanos) falou, durante sessão da Câmara Municipal desta terça (22), que demandas de moradores na área da saúde foram atendidas pela prefeitura após pedidos de seu gabinete.

O parlamentar citou que os secretários Joel Cardoso (Governo) e Marcus Pensuti (Saúde) favoreceriam cidadãos por ele indicados para realizar exames de sangue. Segundo Tavares, ele insere nomes em um “sistema” para agilizar o trâmite, o que já teria beneficiado cerca de 30 pessoas. [ASSISTA AO VÍDEO: INSTAGRAM| FACEBOOK].

Enquanto falava, Tavares foi interrompido pelo vereador Careca do Esporte (PRD), em um sinal que indica que as afirmações podem causar problemas ao Executivo e ao Legislativo.

DECLARAÇÕES PODEM SER INVESTIGADAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

Felipe Corá (PL), parlamentar do mesmo partido do prefeito Rafael Piovezan, alegou que, se confirmada, a prática configura crime.

Celso Ávila (SD) pontuou que o ato pode ser classificado como “tráfico de influência”, mas disse acreditar na inocência dos membros do Executivo.

Da base aliada, Felipe Corá condenou as declarações de Tavares. Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste

Esther Moraes (PV) afirmou que a medida evidenciaria “abuso de poder”. Outros parlamentares também criticaram as declarações de Tavares, como Arnaldo Alves (PRD) e Isac Motorista (Republicanos).

A reportagem conversou com diversos vereadores, que acreditam que as declarações de Tavares devem ser investigadas e que o Ministério Público pode ser acionado.

A prefeitura foi procurada, mas, assim como em diversas outras ocasiões durante o ano, não se manifestou. Veja a íntegra da Reunião Ordinária de 22 de abril de 2025:

COMO FUNCIONA A FILA DO SUS?

Segundo o governo federal, a fila do SUS funciona através de um sistema de regulação que visa organizar e priorizar o acesso aos serviços de saúde, especialmente em casos de procedimentos eletivos (não urgentes) como consultas e cirurgias.

A gestão da fila é responsabilidade dos estados e municípios, que utilizam critérios técnicos e científicos para determinar a ordem de atendimento.

O Ministério da Saúde afirma ter um papel importante na elaboração de políticas e diretrizes para o funcionamento do sistema de regulação, além de investir em ações para reduzir as filas de espera.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também