A nova ferramenta de TDV (Transferência Digital de Veículos) criada pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) já foi utilizada mais de 33 mil vezes desde seu lançamento, em março do ano passado, contando com a aprovação de 89% dos usuários. Os dados são da Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo.
Em dezembro do ano passado, foram mais de 6 mil transações. Para comparação, no primeiro mês da ferramenta foram registradas 76 procedimentos.
Para os moradores da região de cobertura da TV TODODIA, a ferramenta trouxe uma facilidade. Antes, os proprietários precisavam se deslocar até cartórios para realizar a transferência, mas agora podem concluir todo o processo diretamente pelo aplicativo em questão de minutos. A transação mais rápida registrada no sistema levou apenas 19 segundos! Aproximadamente um terço das transações, cerca de 13 mil, foram realizadas utilizando Pix.
A rapidez e segurança da TDV se dão por conta da combinação de tecnologias que criam o denominado hiper automação. O uso integrado de soluções como inteligência artificial e blockchain permite que as informações sejam processadas em questão de segundos, garantindo segurança.
Como utilizar a ferramenta
A transferência do veículo pode ser realizada no aplicativo do Poupatempo, na aba “Transferir Propriedade de Veículos”. O aplicativo verifica automaticamente, com os dados já cadastrados, os seguintes itens: CRVe Digital, Atestado de Inspeção Veicular e Registro de Intenção de Venda/Compra. Para ter acesso à ferramenta, é necessário:
1. Ter uma conta gov.br nos níveis prata ou ouro.
2. Baixar o aplicativo do Poupatempo, disponível para iOS e Android.
3. Ter um veículo com CRV-e digital ou convertido do papel para o formato digital.
4. Ter realizado uma vistoria de identificação veicular aprovada por uma empresa credenciada de vistoria, realizada há no máximo 60 dias.