A prioridade da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos para viabilizar o chamado Trem Intercidades será dos trechos entre São Paulo e Campinas e de Campinas a Americana.
A definição foi dada ontem pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, após conhecer alternativas técnico-financeiras para o projeto, apresentadas ontem em reunião por membros do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
A implantação do Trem Intercidades, projeto do governo para ligar as regiões de Campinas, Vale do Paraíba, Baixada Santista, Sorocaba e São Paulo através da malha ferroviária paulista, terá recursos viabilizados por meio de parceria público-privada.
A previsão da Secretaria é de que em breve seja assinado um termo de cooperação com o BID, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o Ministério da Infraestrutura.
Segundo Baldy, a prioridade serão os trechos São Paulo-Campinas, Campinas-Americana, mas ele destacou que também serão retomados os estudos relativos aos projetos das regiões de São José dos Campos, Sorocaba e Santos.
“Hoje o trajeto da estação Barra Funda, passando por Jundiaí, até Campinas, é o que está mais adiantado. Desejamos traçar um cronograma de ações até 10 de fevereiro, junto com o Governo Federal, para que consigamos publicar o edital de licitação ainda neste ano.”
O trecho Jundiaí-Campinas será compartilhado em duas linhas já existentes. Para chegar a Americana, será necessária a construção de uma linha exclusiva para passageiros no trecho, como informou em dezembro o diretor Regulatório e Institucional da Rumo Logística Operadora Multimodal S.A, que opera a ferrovia, Guilherme Penin.
Dos 137 quilômetros de extensão do trecho da linha São Paulo-Campinas-Americana do Trem Intercidades, 83 km estão concedidos à Rumo Logística, e 54 km à MRS Logística.
Nos próximos meses deve ser definida a modelagem técnico-financeira a ser adotada. “Buscaremos a modelagem mais rápida, mais eficiente e que ofereça um transporte de melhor qualidade com menor preço aos passageiros”, afirmou.