Três cidades da Região – Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Hortolândia – não registraram mortes em acidentes de trânsito no mês de maio, segundo o Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), gerenciado pelo programa Respeito à Vida.
Pelo quarto ano seguido, Nova Odessa não registrou mortes em acidentes de trânsito em rodovias e nem em ruas e avenidas em maio. Isso ocorreu de 2017 a 2020, segundo apontou o Infosiga. Santa Bárbara também zerou mortes no trânsito no mês passado. A última vez que isso ocorreu foi em maio de 2017 – portanto, há três anos. O mesmo ocorreu em Hortolândia, que não teve mortes em maio, o que não ocorria desde maio de 2016.
A queda da fatalidade foi de 33% em Americana (de três mortes em maio de 2019 para duas em maio deste ano), de 100% em Hortolândia (de um para zero), 100% em Santa Bárbara (de cinco mortes, ano passado, para zero, neste ano), de 80% em Sumaré (de cinco mortes para uma). O número de acidentes sem vítimas também registrou queda no período analisado (Confira os dados nos quadros ao lado).
O resultado foi comemorado pelo prefeito de Nova Odessa, Bill Souza (PSDB). “Os números do Infosiga mostram que estamos na contramão da região. Importante lembrar que Nova Odessa é uma das poucas cidades da região que não tem radar em sua malha viária urbana e, mesmo assim, conseguimos ótimos resultados. Acredito que é possível, sim, educar motoristas e pedestres de uma outra maneira, com trabalho eficiente de sinalização e recapeamento, por exemplo”, informou Bill.
Além disso, destacou Bill, desde o início do mês, está intensificando a sinalização por toda a cidade. “Iniciamos mais um programa de recapeamento na sexta-feira no valor de R$ 1 milhão e a Avenida Ampélio Gazzetta, que integra o Corredor Metropolitano e se consolidou como uma via de conexão regional, ganhou novos conjuntos semafóricos, num investimento que passa de R$ 400 mil. Tudo isso tem reflexo, com certeza”, analisou o prefeito de Nova Odessa.
HORTOLÂNDIA
A redução do número de mortes em Hortolândia coincide com o início das ações para melhorar a segurança viária. A prefeitura informou que lançou um pacote em 2017 para reduzir os acidentes, como reforço da sinalização viária. Em janeiro do ano passado foram reinstalados radares de controle de velocidade, desativados desde o final de 2013. As ações educativas também foram reforçadas.
“Hortolândia registra os menores índices de violência no trânsito desde 2015, quando o órgão passou a disponibilizar as estatísticas, por meio do site oficial da entidade”, trouxe nota da prefeitura.
SUMARÉ
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural da Prefeitura de Sumaré, a redução de acidentes com mortes apontada nos dados do Infosiga tem relação com dois fatores: as ações municipais de fiscalização e o período de pandemia. Investimentos em recapeamento deixaram as vias mais seguras.
Em Sumaré, a SMMUR intensificou a fiscalização de trânsito, investiu em sinalização horizontal e vertical e reforçou a educação no trânsito. “Nossas ações para um trânsito mais seguro duram o ano todo, com fiscalizações, melhorias viárias e também trabalhando a conscientização com as nossas crianças e adolescentes. Contamos, porém, com a colaboração de todos, respeitando as leis de trânsito e a vida, diariamente”, afirmou o prefeito Luiz Dalben (PPS), em nota.