
A Secretaria de Saúde de Americana informou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Mathiensen vai retomar os atendimentos nesta sexta-feira (16), após passar por reparos emergenciais realizados pela equipe de manutenção da pasta. O funcionamento havia sido interrompido em decorrência do furto de parte da fiação elétrica ocorrido na noite da última quarta-feira (14).
De acordo com a Guarda Municipal de Americana (Gama), além dos fios também foram levadas duas condensadoras de ar-condicionado. O crime deixou a unidade sem energia elétrica, telefone e internet, comprometendo o atendimento à população.
Tão logo o problema foi identificado, a Secretaria acionou sua equipe técnica, que atuou prontamente para restabelecer as condições de funcionamento da unidade.
Multivacinação
Apesar da retomada do atendimento, a ação de multivacinação prevista para sábado (17), originalmente programada para ocorrer na UBS da Vila Mathiensen, será mantida na UBS da Vila Galo, conforme reorganização logística feito pela coordenação da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva nesta quinta-feira (15).
Além da UBS Vila Galo, a multivacinação também vai ocorrer, das 8h às 16h, nas UBSs dos bairros Antônio Zanaga, Parque Gramado, São Vito e Praia Azul.
Itens recuperados
A Guarda Municipal de Americana recuperou, na noite desta quinta-feira (15), nos bairros Cidade Jardim, Jardim dos Lírios e Mathiensen, itens furtados da UBS Mathiensen, que estariam em uma residência localizada na Travessa Flor de Maio, no Cidade Jardim. A equipe da Romu foi informada, via CSI, sobre uma denúncia.
No endereço indicado, um homem de 70 anos, que alegou ser comprador de recicláveis, autorizou a entrada das equipes no local. Durante a averiguação, foram localizados, em uma caixa, 27,6 kg de fios de cobre, três hidrômetros do Departamento de Água e Esgoto de Americana, além de duas colmeias condensadoras de ar-condicionado.
Questionado, o responsável pelo local informou ter adquirido os objetos de dois indivíduos na noite de quarta-feira (14). Um dos suspeitos, um homem de 28 anos, foi localizado e confessou ter furtado a Unidade Básica de Saúde com a ajuda de um comparsa, que não foi encontrado pelas equipes. Ele ainda afirmou ter vendido parte dos objetos no endereço da denúncia.
A ocorrência foi apresentada no plantão da Polícia Civil, onde os envolvidos foram ouvidos e liberados pela autoridade policial, passando a ser investigados.