sábado, 5 abril 2025

Um mês no comando da Guarda Municipal de Sumaré

Há um mês à frente da GM (Guarda Municipal) de Sumaré, celebrado neste domingo, a comandante Simone Souza tem muito o que comemorar.

Comandando cerca de 120 homens e 9 mulheres, ela afirma que não encontrou resistência por parte do efetivo e segue com projetos para melhorar a segurança na cidade, entre eles a busca por convênios e parcerias.

Ela é a primeira mulher a chefiar a corporação, que tem 51 anos de história.

Com 32 anos, casada e mãe de dois filhos – Matheus (12) e Lucas (6) -, Simone conta que está há nove anos na Guarda Municipal, onde atuou em diversos setores passando pela radiopatrulha, ronda escolar, central de monitoramento e comunicação social.

O último setor, inclusive, ela ajudou a criar com o intuito de aproximar a corporação dos moradores, criando um vínculo de confiança e transparência.

Ao analisar os 30 dias na nova função, Simone afirma que não encontrou resistência por parte do efetivo e que está empenhada em coordenar áreas administrativas e serviços operacionais.

“Mulher é muito guerreira, então ela consegue sim, se desdobrar conciliando família e corporação, e eu tenho apoio dos meus filhos e marido”, disse.

“É uma responsabilidade muito grande. Eu me sinto honrada em assumir esse cargo e dizer que abri caminhos, não por ser a primeira mulher, mas sim porque depois outras virão. Então, é uma honra assumir esse comando”, comentou

A comandante contou que tem atuado em busca de melhorias. “Vou fazer o meu melhor, não sou comandante de ficar atrás da mesa, vou buscar convênios, parcerias, melhorias nas instalações da nossa corporação, além de investir em requalificação e qualificação dos guardas municipais”, afirmou.

Parte de um mundo em que é preciso ser forte diante de situações nem sempre fáceis, Simone se recorda de momentos que a emocionaram nesses nove anos de corporação.

“Todas as ocorrências ligadas a crianças me emocionam muito, mas não posso deixar de falar de quando perdemos um amigo de farda, em combate”, disse.

Ela finaliza lembrando que é preciso quebrar paradigmas e mostrar para a população que a Guarda Municipal está atuando e combatendo a criminalidade e também atuando na área social da cidade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também