sexta-feira, 22 novembro 2024

União é palavra de ordem para crescimento de Sumaré

Em entrevista ao TODODIA, o prefeito de Sumaré, Luiz Alfredo Dalben (PPS), faz um balanço do ano de 2018. Além de 34 obras executadas pela gestão em diversos setores investimentos em áreas como saúde e educação, ele fala também sobre suas expectativas para 2019, como projetos na área de esportes e a manutenção das finanças em ordem.

TODODIAComo o senhor avalia sua gestão em 2018 à frente da Prefeitura?
Luiz Alfredo Dalben – 2018 foi um ano bastante produtivo. Fizemos investimentos em todas as áreas e regiões. Entregamos 34 obras em diversos setores, entre novas unidades de saúde e espaços especializados de atendimento médico, novos espaços de lazer, reformas de escolas municipais, revitalizações e obras de infraestrutura e mobilidade urbana. Retomamos recuperação de galerias de águas pluviais, construções de pequenas pontes, mais de 8.300 pontos receberam manutenção na iluminação pública e as áreas verdes receberam plantio de árvores. Além disso, criamos mais 850 vagas nas creches do Programa de Educação Básica, as escolas de educação infantil receberam novos parquinhos, conquistamos polos da Fatec, Etec e Univesp, investimos nas capacitações, equipamentos e operações da Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Mantivemos a Ação Social como referência para a região. Em 2019, o trabalho continua para que Sumaré entre de vez num ciclo virtuoso de progresso e desenvolvimento!

O que o senhor destacaria como principal acerto e principal erro neste ano?
Tivemos grandes acertos neste ano, principalmente nas áreas da saúde e educação, mas destaco com carinho a implantação dos Centros da Criança. São duas unidades, uma na Área Cura e outra ao lado do Ambulatório de Especialidades, no Centro, que oferecem atendimentos médicos e odontológicos especializados para a criançada. Como erro, é com tristeza e frustração que, apesar de todos os nossos esforços, devido a dificuldades burocráticas, não conseguimos entregar os uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino.

Se o senhor pudesse escolher apenas uma realização em 2018, qual seria?
Uma grande realização este ano foi a recuperação da segunda ponte do Maria Antonia, que faz a ligação do bairro com o Parque das Indústrias. Foi um processo que exigiu muito empenho, trabalho e atenção. A ponte foi totalmente recuperada por nossa Secretaria de Serviços Públicos, que também revitalizou a área verde no entorno com o plantio de 6,5 mil metros quadrados de grama e mais 150 mudas de árvores, além de serviços de pintura e a implantação de academia ao ar livre e um playground para a diversão da garotada.

Que comparação o senhor pode fazer entre seu primeiro ano de gestão com o ano de 2018?
Ao longo desses últimos dois anos, adquiri experiência e nossa equipe ganhou entrosamento e ainda mais conhecimento. Hoje o trabalho caminha com mais facilidade, não que tudo seja fácil, mas as coisas são um pouco mais simples de resolver, pois já passamos pelas dificuldades no ano passado e conhecemos a melhor maneira de resolver.

Qual sua avaliação sobre a Saúde na cidade?
A saúde é um dos setores que mais melhorou. Assumimos a gestão com a saúde em crise, os médicos da UPA estavam em greve e as unidades paradas. Ao longo do ano, a Saúde recebeu diversos investimentos, como novos equipamentos, novas ambulâncias, readequações nos prédios, uma nova equipe do SAMU, e redução de 87% dos casos de dengue em 2017. Além disso, zeramos as filas de cardiologia e reumatologia, entregamos novas unidades de saúde no Florely, Veccon e Bordon, reformamos o CIS Nova Veneza, após mais de 12 anos sem melhorias, e implantamos uma nova UPA no Matão, que atende de 11 a 12 mil pacientes por mês. Também inauguramos as salas de Ultrassonografia e ‘Do Bem’ na UPA Macarenko, que oferta acolhimento e atendimento multidisciplinar a vítimas de violência física, psicológica e sexual, duas unidades do Centro da Criança, Centro de Longevidade, para assistência exclusiva da Melhor Idade, e a Base de Excelência da Mulher, que oferece atendimento médico e ambulatorial exclusivo para as mulheres. Em 2019, mais duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a UPA Área Cura serão entregues e também pleiteamos uma nova UPA para a região do Maria Antônia, oferecendo um atendimento cada vez mais humanizado à população.

Qual será o principal desafio do governo municipal para 2019?
O principal desafio é continuarmos com as finanças em ordem, mas com planejamento, gestão pública e financeira. Trabalhamos para que o setor se mantenha regularizado no próximo ano. Um projeto que merece destaque no próximo ano é o CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), no Residencial Bordon, região do Picerno. O complexo esportivo contará com um ginásio poliesportivo com medidas olímpicas, coberto, com arquibancada, além de uma quadra poliesportiva externa. O Centro vai proporcionar a prática de modalidades olímpicas, paraolímpicas e não olímpicas.

E o “cidadão” Luiz, espera o quê de 2019?
Como cidadão e morador de Sumaré, torço para que a cidade continue crescendo e prosperando. Trabalhamos com muito empenho para o desenvolvimento do município. Uma grande notícia para mim e para minha família é que serei papai em 2019. Desejo que meu bebê nasça com muita saúde, pois ele é muito amado e desejado. E que Deus continue abençoando todos nós, sempre à frente de nossas vidas e escolhas.

Como espera que seja o relacionamento com o governo Doria a partir de janeiro?
Creio que o relacionamento com o governo estadual será bom. Meu partido (PPS) é próximo do PSDB, conheço o João Dória pessoalmente e não vejo motivos para encontrarmos dificuldades. Vou cobrar melhorias para Sumaré e que o Estado cumpra sua parte no desenvolvimento de nossa cidade.

E quais suas expectativas frente a um novo governo presidencial?
As expectativas são bastante positivas, creio que será um governo diferente dos que tivemos nos últimos anos. Desejo sorte ao presidente eleito e toda a sua equipe, para que tenham sucesso em suas ações, permitindo que o país evolua e avance, obtendo grandes progressos.

E em relação aos deputados?
Será um bom relacionamento com a Assembleia Legislativa e com a Câmara dos Deputados. Sumaré tem um possível representante na Alesp e um primeiro suplente na Câmara, que utilizarão suas influências para trazer recursos e melhorias pra a cidade.

Como quer ser lembrado? O prefeito que….
Uniu a cidade! União é uma palavra que diz muito sobre nosso Governo e o espírito com o qual trabalhamos e conduzimos a Administração.

De tudo que já realizou até hoje, o que o senhor destacaria como sua “menina dos olhos”?
O pagamento adiantado dos colaboradores municipais. Assumimos a Administração com uma defasagem no salário, benefícios e condições de trabalhos dos servidores. Desde o início da nossa gestão, estamos priorizando o funcionalismo público e fazendo todos os esforços para manter em dia e até mesmo antecipado o pagamento. Os colaboradores são nosso grande patrimônio, são eles que fazem o nome da cidade e que prestam os serviços que oferecemos a população, e devem ser valorizados e respeitados. Novamente, encerramos o ano pagando em dia os servidores, quitamos o 13º salário, concedemos 2,85% de reposição salarial, implantamos o cartão de vale-alimentação e concedemos a cesta de Natal em pecúnia no valor de R$ 200.

Para o senhor, qual o principal desafio da região hoje?
Falta o Estado fazer seu papel para um atendimento digno na saúde! Faltam leitos hospitalares, medicamentos de alto custo, vacinas. Um exemplo é a insulina, que deve ser fornecida pelo Estado e isso muitas vezes está em falta, sendo o Município obrigado a arcar com essa responsabilidade. Precisamos que o Estado cumpra com seus deveres.

Se pudesse mandar um recado ao morador da cidade, o que diria?
Desejo a nossos moradores um ano novo incrível, cheio de realizações e sucesso, que suas vidas, assim como nossa cidade, prosperem imensamente. Que Deus nos abençoe e guie neste novo ano.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também