domingo, 7 dezembro 2025

Unimed suspende o atendimento particular

A Unimed de Americana e Santa Bárbara d’Oeste anunciou ontem a suspensão de atendimentos particulares nos dois hospitais do convênio. A medida visa priorizar as pessoas conveniadas em um momento de alta demanda por leitos de enfermaria e, principalmente, UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ontem, o hospital de Americana ampliou o número de leitos deste tipo, mas já está com todos ocupados.
Conforme informações disponibilizadas pela Prefeitura de Americana, desde o dia 2 de março o Hospital Unimed vem apresentando 100% de ocupação dos leitos de UTI. O que tem variado é o número de leitos disponíveis. No dia 3 de março, por exemplo, eram 14 leitos disponíveis, todos ocupados.
Ontem, a instituição aumentou o número de leitos para 17 e, ontem, para 22. Todos seguem com ocupação máxima.
Em nota encaminhada ao TODODIA, após questionamento sobre qual seria a capacidade máxima de ampliação de leitos, a Unimed Americana não cravou. “Nossa suficiência de rede é calculada para atender a nossa carteira de beneficiários, portanto, a medida de suspender temporariamente o atendimento particular visa proteger o cliente Unimed”, trouxe a nota.
Nas redes sociais, a Unimed comunicou a suspensão dos atendimentos particulares “devido à alta procura pelo nosso pronto atendimento, internações e ocupação nos leitos de UTI” e escreveu que “neste momento os atendimentos destinados exclusivamente aos nossos beneficiários, portanto os pacientes que não possuem o plano de saúde Unimed, devem procurar atendimento em outros hospitais particulares ou nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde)”.
Além da alta ocupação nas UTIs, o Hospital Unimed tem também elevada procura pelos leitos de enfermaria. ONtem, 20 dos 22 leitos sem respiradores estavam ocupados.
Também em nota, a Unimed disse que, desde o início da pandemia, aumentou em 277% a disponibilidade de leitos de UTI. A instituição ainda reforçou “a necessidade de a população seguir com as medidas sanitárias, quais sejam o distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos, bem como de os grupos que estão na faixa de indicação serem vacinados contra a doença”.
AMERICANA
Além do Hospital Unimed, Americana tem ainda outros três hospitais atendendo pacientes com Covid. A média de ocupação de leitos de enfermaria considerando os quatro estabelecimentos é de 88% dos leitos com respiradores e 75% dos leitos de enfermaria.
No Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, 12 dos 15 leitos de UTI estão ocupados, enquanto todos os leitos sem respiradores estão ocupados. Essa ocupação foi registrada mesmo com o aumento de 18 para 23 leitos de enfermaria.
O Hospital São Lucas tem taxa de ocupação de leitos com respiradores de 90%, e 41% sem respiradores. No Hospital São Francisco, a taxa é de 70% dos leitos com respiradores ocupados e 50% nos leitos sem respiradores.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também