Seis cartórios eleitorais da região marcaram para essa semana a cerimônia de lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do dia 15 de novembro. A atividade é pública e tem o objetivo de garantir que os equipamentos estejam funcionando em conformidade para o pleito. Já foram marcados os eventos em Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. Hortolândia ainda não publicou edital.
De acordo com os editais, a cerimônia pública será realizada para geração das mídias, preparação e conferência das urnas, teste de funcionamento, lacração e conferência dos dados das urnas eletrônicas, bem como a verificação e lacração de urnas de lona que serão utilizadas em eventual votação por cédula (em caso de problemas com as urnas eletrônicas).
O objetivo da cerimônia aberta é mostrar a lisura do processo eleitoral, garantindo que eleitores, partidos políticos, entidades de classe e outras instituições possam presenciar os testes nas urnas, a inserção das mídias dos candidatos a vereador e prefeito e a lacração dos equipamentos.
Para a Justiça Eleitoral, esse também é momento de atestar o bom funcionamento dos equipamentos antes do envio deles para as escolas onde a votação ocorrerá.
A operação, de acordo com informações da Justiça Eleitoral, é feita urna a urna. São inseridas todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos.
Os editais listam ainda os nomes de diversos funcionários dos cartórios eleitorais que participarão das cerimônias.
Em Americana, a 158ª Zona Eleitoral realiza a cerimônia na quinta-feira (5), às 9h. Já a 384ª Zona Eleitoral fará os trabalhos na quarta-feira (4), às 13h.
Já em Nova Odessa, a cerimônia da 292ª Zona Eleitoral ocorre hoje, às 8h. Em Sumaré, também estão previstas duas cerimônias, ambas hoje. A primeira será na 362ª Zona Eleitoral, às 9h, e a outra, da 230ª Zona Eleitoral, será às 11h30.