A vacinação contra a gripe foi antecipada para os profissionais de segurança pública em todo Estado. Retomada hoje, em Americana, a imunização incluiu também o grupo “Forças de Salvamento e Segurança”, além de idosos e profissionais da área de saúde.
Poderão se vacinar a partir de hoje policiais civis e militares e agentes de segurança pública, de escolta e vigilância, bombeiros e guardas civis metropolitanos.
A Prefeitura de Americana informou que foi comunicada na noite de ontem (29) sobre a inclusão desse grupo.
A vacinação em Americana poderá ser feita das 8h às 16h. As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde e no Núcleo de Especialidades.
Para evitar aglomerações, a prefeitura manteve o sistema de drive-thru na Unidade Básica do Parque Gramado e no Núcleo de Especialidades, no bairro Cordenonsi, das 8h às 16h; e no estacionamento do Supermercado São Vicente da Avenida Cillos, das 9h às 15h.
Até a última semana, cerca de 20,5 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe. Os dois lotes recebidos pelo município esgotaram em dois dias de vacinação, em virtude da grande procura pela população.
Em nota, semana passada, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel, explicou a grande procura. “Esse ano está sendo atípico quando comparamos com anos anteriores, quando tínhamos uma procura menor que a esperada. Esse ano estamos tendo uma procura grande dos grupos prioritários”, avaliou.
A vacina oferece proteção contra os vírus da influenza A (H1 N1) e Influenza A (H3 N2) e Influenza B.
Os profissionais estão organizando a fila, para que os idosos permaneçam com distância mínima uns dos outros. A Secretaria de Saúde fez um apelo para que essa distância seja respeitada e que, ao tomar a vacina, os idosos retornem imediatamente para suas casas, evitando aglomerações. A campanha segue até o dia 15 de abril.