Terça, 26 Outubro 2021

Vacinação contra raiva inicia sábado em Sumaré

Vacinação contra raiva inicia sábado em Sumaré

A Vigilância de Zoonoses de Sumaré inicia no sábado (3) a vacinação antirrábica para cães e gatos na cidade. No primeiro dia, a ação será voltada para

A Vigilância de Zoonoses de Sumaré inicia no sábado (3) a vacinação antirrábica para cães e gatos na cidade. No primeiro dia, a ação será voltada para a região central, realizada na Escola Estadual Vito Carmini Cerbasi, na Rua Waldemar Prado, 82, Jardim Santa Madalena, das 9h às 15h. A vacinação é gratuita e visa imunizar os animais com idade superior a quatro meses. 

A raiva é uma infecção aguda do sistema nervoso central causada por vírus, podendo atingir todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem. Sua transmissão se dá geralmente pela mordida e inoculação do vírus presente na saliva dentro da pele. 

"Ao longo do mês, vamos realizar o serviço em pontos estratégicos da cidade, protegendo, assim, tanto os animais como a própria população", comentou o prefeito Luiz Dalben (PPS). 

Após o início da programação neste sábado na região central, a iniciativa será na região de Nova Veneza no dia 10 de agosto, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Trevo, na Rua Inácio N. De Moura, 226, Jardim do Trevo, das 9h às 15h. 

No dia 16 de agosto será a vez da Área Cura, na UBS São Judas, Rua Circular, s/nº, Jardim São Judas Tadeu, também das 9h às 15h. 

Finalizando a iniciativa, a vacinação será na região do Matão dia 24 de agosto, na UBS Santa Clara (Rua Benedito Teodoro Mendes, 26, Santa Clara), no mesmo horário: das 9h às 15h. 


ZOONOSES TEM SUA ESTRUTURA AMPLIADA 

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Saúde, entrega hoje, às 10h, a ampliação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). O local passou por obras de reforma e ampliação, como a construção da sala de necropsia, com ambiente adequado para coleta de material para exames, e reestruturação da sala de armazenamento de venenos e serpentário. 

O centro contará ainda com uma nova sala de vacina, com câmara para conservação, podendo assim agilizar e aumentar a cobertura vacinal dos cães e gatos. 

"É com grande alegria que entregamos a ampliação da zoonoses, suprindo as demandas e ações específicas do CCZ, além de otimizar e ampliar o número de atendimentos. Este é mais um presente que entregamos para a população nestes 151 anos", comentou o prefeito Luiz Dalben (PPS). 

O CCZ desenvolve ações de prevenção às zoonoses, controla as populações de animais da área urbana, como ratos, escorpiões e morcegos. 

Esse controle busca prevenir as doenças transmissíveis entre os animais e o homem, como raiva, leishmaniose, leptospirose, febre maculosa, dengue, entre outras que podem levar às pessoas a morte. 

Os trabalhos são direcionados também por solicitações realizadas por meio do canal 156. O Centro de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida da Saudade, S/N, Parque Florença. Mais informações pelo telefone (19) 3883-7486. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 26 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/