A vacinação contra sarampo e paralisia infantil (poliomielite) termina hoje com o Dia D em Americana, Nova Odessa, Paulínia e Hortolândia. Em Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste a vacinação foi encerrada ontem, mas as vacinas continuarão disponíveis nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) para as crianças que ainda não foram imunizadas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o objetivo desse Dia D é atingir a meta de vacinar 95% do público infantil, com idade entre 1 ano e menores de cinco anos.
Em Americana será o terceiro Dia D de vacinação. A vacinação acontece das 8h às 17h nas UBS dos bairros Vila Mathiensen, Parque Gramado, Jardim São José e Antônio Zanaga. No município, até o momento, a campanha atingiu 72,96% de cobertura contra a pólio e 70,73% contra o sarampo.
Em Nova Odessa, a cobertura vacinal da campanha até ontem era de 71% para pólio (um total de 1.846 crianças) e 70% (1.820) para sarampo. Hoje as equipes estarão nas chácaras da região do “Pós-Anhanguera” e no Residencial das Árvores para atender as crianças que ainda não foram imunizadas. A UBS 1 (Unidade Básica de Saúde), que fica no Centro, também permanece aberta, das 8h às 16h.
Duas unidades de saúde estarão funcionando hoje em Paulínia: a UBS Centro e a UBS São José. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, já foram vacinados 77% das crianças contra a pólio (3.982) e 76% (3.932) contra o sarampo (76,75%).
Hortolândia vacinou 81% do público-alvo. Hoje, a vacinação acontece das 8h às 17h na UBS do Jardim Nova Hortolândia.
A vacina é contraindicada para crianças imunodeprimidas, como aquelas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.