Um vazamento de hidróxido de amônio ocorrido em uma empresa química no Loteamento Industrial Salto Grande I, em Americana, nesta quarta-feira (26), resultou na evacuação de três empresas vizinhas. De acordo com informações apuradas pela TV TODODIA, o responsável pela empresa foi detido e encaminhado para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Não houve vítimas.
Segundo a Defesa Civil, o incidente ocorreu durante o processo de transferência para um caminhão para um recipiente dentro da empresa, momento em que o vazamento foi identificado. Funcionários das empresas próximas relataram que sentiram um cheiro forte, o que os levou a acionar a Defesa Civil. “Começamos a sentir um cheiro muito forte, que causou até ânsia, e rapidamente iniciamos a evacuação”, afirmou Irani do Nascimento, auxiliar de produção de uma das empresas vizinhas.

Cibele Prado, proprietária de uma das empresas vizinhas, contou que os pertences dos funcionários ficaram no local, já que precisaram sair apressadamente, e que estão aguardando para poder retornar e resgatar seus itens.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) relatou que as primeiras informações apontam que durante uma operação de transbordo do produto, de um caminhão tanque para IBCs – recipiente de material plástico duro, com capacidade de até 1.000 litros, ocorreu o vazamento. Técnicos do setor de Atendimento a Emergências da CETESB realizaram medições na empresa, e o resultado foi abaixo do limite máximo, com liberação da área. Após a conclusão dos trabalhos de emergência e finalização do relatório técnico de atendimento ao caso, a CETESB deve aplicar as penalidades previstas na legislação.
A TV TODODIA entrou em contato com a empresa responsável pelo vazamento para obter um pronunciamento oficial, mas não houve manifestação até que a situação fosse completamente controlada.