O principal destaque da sessão ordinária desta semana da Câmara Municipal de Americana foi o requerimento do vereador Renan de Angelo (Podemos), que solicita esclarecimentos sobre a realização de exames de ultrassom no município.
Demora
O vereador relatou que esteve no Hospital Municipal, onde precisou fazer exames de raio-X e ultrassom. “O raio-X foi encaminhado para uma unidade externa, e o resultado demorou 30 dias. Se o braço estivesse quebrado, teria calcificado nesse período”, afirmou o parlamentar.
Já o exame de ultrassom foi direcionado para ser feito em Santa Bárbara d’Oeste. “Hoje, o paciente não sai do hospital com o procedimento agendado. É preciso aguardar que uma clínica terceirizada entre em contato. No meu caso, a espera foi de quatro meses”, concluiu.

Outras votações
Também foi aprovada a criação da Política Municipal de Coleta e Reciclagem de Materiais Educacionais Desatualizados, proposta pelo vereador Jean Mizzoni (Agir). A iniciativa determina que escolas e instituições de ensino, públicas ou privadas, ofereçam pontos de entrega desses materiais em suas portarias. “Esta proposta tem como finalidade retirar de circulação conteúdos didáticos sem utilidade, garantindo sua destinação adequada para a reciclagem”, explicou Mizzoni.
Em primeira discussão e por unanimidade, os vereadores aprovaram o projeto de lei de Lucas Leoncine (PSD), que estabelece diretrizes para o desenvolvimento de programas de ambientes regulatórios experimentais, conhecidos como sandbox regulatório. A proposta visa atrair investimentos privados em ciência e tecnologia.