domingo, 7 dezembro 2025

Vereadora denuncia abandono em UBS de Nova Odessa

A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Francisco, em Nova Odessa, está com compressor de ar quebrado, sala embolorada e até morcego. A Secretaria de Saúde afirma que já foi solicitada manutenção e que os problemas do posto de saúde vêm da gestão anterior. A pasta afirma ainda que já pediu a compra de compressor e aguarda o aparelho. Sobre o morcego, a prefeitura disse que não tem conhecimento e que não foi notificada.
A denúncia sobre a situação do local foi feita pela vereadora Márcia Rebeschini (PV), na sessão da Câmara de segunda-feira (8). “Visitei a UBS do Jardim São Francisco e encontrei compressores quebrados, remédios expostos à luz solar por falta de cortina e uma sala embolorada. Até morcego pendurado no telhado eu encontrei. Peço medidas”, cobrou.
“Quero destacar que isto, mais uma vez, é resultado do caos deixado pela gestão passada. Não é de agora, a recepção não tem divisória desde o início da pandemia. A sala de curativo toda embolorada, armário de medicação exposta ao sol”, listou a vereadora ao TODODIA.
Ela frisou que fez trabalho que deveria ser da Comissão de Saúde da Câmara, que conta com dois vereadores de partido da base de apoio da gestão anterior, Oséias Jorge (DEM) e Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho da Klavin (PSDB).
“Eles não foram atrás de mostrar a real situação deixada pelo governo anterior na área da saúde.  A minha primeira fiscalização na área (saúde) foi no setor de ambulância, e agora, a segunda, na UBS São Francisco”, relata.
Um morcego morto foi encontrado no telhado da unidade de saúde, segundo a vereadora. “Esse já estava morto, mas eles têm ninho nesse telhado onde os pacientes ficam aguardando o atendimento. Os funcionários da UBS relatam que é comum ter morcegos lá. O telhado precisa ser forrado para acabar”, opina.
A reportagem questionou a Prefeitura de Nova Odessa a respeito das denúncias e medidas a respeito. Em nota, o Executivo disse que parte das denúncias procede, com exceção dos morcegos. Segundo a administração municipal, os problemas aconteceram porque não foram feitos os devidos reparos na gestão anterior, “assumimos e já estava desta forma”.
A Secretaria de Saúde da cidade alegou não ter sido notificada sobre morcegos na unidade. “O serviço de manutenção está a todo tempo rodando as unidades, a Vigilância, a Zoonose e não foi acionado nenhum órgão. Se a vereadora ou outra pessoa tem conhecimento disso (morcegos) deve avisar as autoridades competentes”, informou.
A pasta negou que remédios estejam expostos à luz solar. “Não estão com incidência de luz solar direta, estão em uma sala que tem iluminação natural”, disse.
A nota da prefeitura comenta as outras situações do posto de saúde . “A respeito da parede embolorada, da ausência de cortinas, a situação existe há muito tempo. Isso tudo foi passado em relatório, para a nova gestão, solicitando manutenção e aquisição de insumos. Sobre o compressor, já foi solicitado no Setor de Compras e estamos aguardando a compra, que leva um tempo”.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também