Na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (8), os vereadores de Nova Odessa debateram os Jogos Universitários de Odontologia do Estado de São Paulo, ocorridos entre os dias 4 e 7 de setembro, no ginásio do Santa Rosa.
O evento, que contou com partidas esportivas, shows musicais e open bar, foi alvo de críticas de moradores, que relataram som alto, bagunça e excesso de movimentação na região.
“Nós temos que pontuar o que é saudável e o que não é. O esporte na quadra é legal. Agora, uma rave na frente do ginásio por três, quatro dias não dá […] Vai no meio do canavial, vai não sei aonde. O trânsito estava complicado. Cada qual no seu lugar”, afirmou o vereador Paulo Bichof (Podemos).
Educação
Outro dos principais pontos da reunião foi a presença da secretária municipal de Educação, Vânia Cezaretto, convocada por meio de requerimento do vereador André Faganello (PL). Ela respondeu a questionamentos sobre redução de gastos, atuação de empresas terceirizadas da merenda, pagamentos de notas fiscais em atraso, inauguração de novas creches, supostas matrículas de “alunos fantasmas” no programa Bolsa Creche e transporte escolar.

“Há, sim, uma necessidade de abertura da creche. A maior procura é no Jardim dos Lagos, mas, infelizmente, nossa situação econômica não está permitindo fazer um planejamento neste momento […] Quando é entregue uma obra, é entregue apenas a obra; não temos mobiliário, não temos RH, o que traz dificuldade para fazermos um planejamento de abertura”, afirmou a secretária.
Saúde
Na área da saúde, vereadores cobraram a reabertura imediata do Pronto Atendimento do Jardim Alvorada, que permaneceu fechado noa último finais de semana. Segundo relatos, moradores chegaram a organizar um abaixo-assinado no próprio local pedindo a retomada do atendimento. Parlamentares também criticaram o prefeito Leitinho (PSD) por não cumprir a promessa de campanha de manter o posto em funcionamento 24 horas por dia. Atualmente, a unidade opera apenas 12 horas diárias.