Quinta, 19 Mai 2022

Vereadores debatem nesta quinta uso de Pronto-Socorro barbarense por moradores de Americana

CidadesSaúde Pública

Vereadores debatem nesta quinta uso de Pronto-Socorro barbarense por moradores de Americana

Encontro envolverá Comissão de Política Social da Câmara de Santa Bárbara d'Oeste se e Comissão de Educação, Saúde e Promoção Social de Americana  

Atualmente, 30% dos pacientes atendidos pelo PS são de Americana, ou pouco mais de de 150 dos 500 que procuram o hospital diariamente (Foto: Reprodução/ Prefeitura de Santa Bárbara)

Os vereadores que integram a Comissão de Política Social da Câmara de Santa Bárbara d'Oeste se reunirão nesta quinta-feira (16) com o presidente da Câmara de Americana, o vereador Thiago Martins (PV), e com os membros da Comissão de Educação Saúde e Promoção Social da cidade para discutir o atendimento de pacientes americanenses no PS (Pronto-Socorro) Dr. Afonso Ramos, em Santa Bárbara. As tratativas para realização do encontro foram noticiadas pelo TODODIA na última quinta-feira (9).

Atualmente, 30% dos pacientes atendidos pelo PS são de Americana, ou pouco mais de de 150 dos 500 que procuram o hospital diariamente. Isso estaria sobrecarregando a unidade, provocando reclamações de usuários.

Devem participar da reunião os vereadores barbarenses Esther Moraes (PL), Bachin Jr (MDB) e Carlos Fontes (PSL), que compõem a Comissão de Política Social. "Nem todos os pacientes têm condições de ficar pagando transporte para vir pra cá (Santa Bárbara) buscar atendimento, porque não encontram em Americana. Essa situação também prejudica nossos munícipes, uma vez que a demanda por saúde cresce além do previsto pela prefeitura", afirmou Esther, presidente da comissão.

A parlamentar destacou que essa é uma primeira tentativa de solucionar essa questão, uma vez que Santa Bárbara d'Oeste tem atendido os pacientes de Americana e administrado sozinha esse problema.

A demora do atendimento no PS tem gerado reclamações constantes dos moradores, que chegam a esperar até quatro horas para avaliação com especialistas do hospital.

De acordo com a Prefeitura de Santa Bárbara, atualmente não há nenhuma parceria ou convênio com outras cidades da região que, eventualmente, possuam pacientes atendidos nas unidades de saúde do município para investimento na área.

Além do Afonso Ramos, a cidade conta ainda com a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Edson Mano.

Atualmente, em Americana, o atendimento de urgência e feito no Pronto-Socorro do HM (Hospital Municipal) Dr. Waldemar Tebaldi e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Antonio Zanaga.

Na semana passada, a prefeitura anunciou a intenção de reativar a UPA São José, na Avenida Cillo, em 2022.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 19 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/