A prefeitura de Hortolândia concluiu na tarde desta sexta-feira (14), mais uma etapa da obra do complexo viário sobre a rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). A primeira das duas alças em construção começou a ganhar vigas de sustentação. As estruturas, com 32 metros de cumprimento, foram içadas por um guindaste e depositadas no vão central do viaduto, construído sobre a linha férrea da Rumo. O primeiro dos três viadutos foi inaugurado em setembro passado.
Agora, outros dois dispositivos, integrantes do complexo que permite acesso a Hortolândia na altura do km 5 da SP-101, são construídas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), em parceria com a prefeitura.
As vigas agora içadas formarão as alças de entrada de quem vem de Campinas rumo ao centro de Hortolândia e, respectivamente, da saída de Hortolândia sentido Monte Mor. As duas alças darão acesso à SP-101 e comporão o complexo viário que conecta a rodovia ao Corredor Metropolitano, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana.
O primeiro viaduto foi inaugurado pelo ex-prefeito Angelo Perugini, falecido em abril, vítima de Covid-19.
Este equipamento permite uma nova entrada para a cidade, na altura do Parque Perón, Jardim Nova América e Jardim Novo Ângulo, contribuindo para agilizar caminhos entre municípios da região e desafogar o trânsito em horários de pico.