Quinta, 27 Janeiro 2022

13 queijos brasileiros são ouro em concurso mundial

Clube GourmetQueijo

13 queijos brasileiros são ouro em concurso mundial

Expo Queijo International Cheese 2021, realizado em Araxá (MG) de 4 a 7 de novembro 

(Foto: Divulgação)

Dos quinze queijos medalhistas de ouro no concurso mundial de queijos artesanais Expo Queijo International Cheese 2021, realizado em Araxá (MG) de 4 a 7 de novembro, 13 deles são brasileiros. Trata-se do maior e mais completo concurso de queijos das Américas com participação de produtores europeus, incluindo a Itália, que também teve dois queijos medalhistas de ouro.

Além dos 15 medalhistas de ouro, um corpo especializado de dez jurados, categorizado como super juri, elegeu um queijo italiano como super ouro. As medalhas foram concedidas segundo divisões de tipos de queijos artesanais.

Participaram do concurso 840 queijos e produtores brasileiros - dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, além de queijos das regiões Norte e Nordeste – junto com outros produtores suíços, colombianos, peruanos e norte-americanos.

De acordo com o curador de queijos e super jurado do Expo Queijo International Cheese 2021, Alex Andrade, o resultado do concurso para os produtores brasileiros foi incomum, na avaliação do super júri, porque é algo inédito e muito positivo.

"Regulamenta e incentiva o esforço da vida deles para a produção queijeira e leiteira e fomenta o queijo brasileiro para o mundo. É o caminho inverso porque, mês passado, o Brasil ganhou 57 medalhas na França, indo para lá. Agora nós, aqui, ganhamos medalhas com queijos estrangeiros. Foi tão importante para o Brasil que significa a primeira grande onda do queijo brasileiro no mundo. Nos próximos anos desse concurso, anual, a gente vai ter cada vez mais produtos estrangeiros sendo julgados no Brasil, devido à importância do queijo brasileiro nesse cenário", esclarece o especialista.

E, para além do reconhecimento, Alex Andrade garante que a conquista das 13 medalhas de ouro por produtores brasileiros, no próprio País, tem uma importância enorme.

"Definitivamente, fomos reconhecidos como um país grande em produção de queijos. Significa que o Brasil é a bola da vez do queijo mundial", comemora Andrade.

O concurso contou com a presença de autoridades, como o governador do estado de Minas Gerais Romeu Zema, representantes de entidades locais dos setores de agronomia e agropecuária, além de diretores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 27 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/