Por isso, convidamos o presidente da subseção de Campinas da Associação Brasileira de Sommerliers (ABS), Eduardo Sartori, a preparar uma lista com 5 vinhos da América do Sul específicos para o inverno
O inverno começou oficialmente na última terça-feira, dia 21 de junho, o período mais interessante para se beber vinhos mais encorpados. Além disso, podemos harmonizá-los com inúmeros pratos e iguarias específicas da estação, o que torna a tarefa de procurar novos rótulos e sabores algo extremamente prazeroso e instigante.
Por isso, convidamos o presidente da subseção de Campinas da Associação Brasileira de Sommerliers (ABS), Eduardo Sartori, a preparar uma lista com 5 vinhos da América do Sul específicos para o inverno que você não pode deixar de provar, levando-se em conta apenas o prazer de descobrir marcas específicas para a estação mais fria do ano. Vamos conferir?
1. Matetic EQ Chardonnay 2017 (Vinícola Matetic)
Uva: Chardonnay
Região: Valle de San Antonio (Chile)
Amadurecimento: 11 meses em carvalho francês
Preço: 180,00 reais “Com características de frutas de clima temperado, como pêssego, além de notas de baunilha e toques amanteigados, é encorpado e tem boa untuosidade, isto é, textura macia. Harmoniza com moqueca baiana, camarão gratinado, penne à carbonara e fondue de queijo”, orienta Sartor.
2. Don Guerino Le Franc 2020 (Vinícola Don Guerino)
Uva: Cabernet Franc
Região: Alto Feliz, na Serra Gaúcha (RS/Brasil)
Amadurecimento: 12 meses em carvalho francês e americano
Preço: 160,00 reais “Entre as características marcantes estão as frutas vermelhas e negras frescas, o tostado e toques mentolados. De corpo médio a encorpado, excelente acidez, combina com massas com ragu de carne, guisados de carne e queijos de massa cozida, como Emmental e Gruyère”.
3. Syrah Davo 2019 (Vinícola Família Davo)
Uva: Syrah
Região: São Gonçalo do Sapucaí (MG/Brasil)
Amadurecimento: 12 meses em carvalho francês e americano
Preço: 90,00 reais “Possui bom corpo e acidez, além de frutas negras maduras, tostados e especiarias como principais características. A harmonização se dá com pratos como filet mignon com crosta de pimenta- -do-reino, ossobuco com polenta e vaca atolada”.
5. Zuccardi Malamado Malbec Fortificado
Uva: Malbec
Região: Mendoza (Argentina)
Amadurecimento: 24 meses em carvalho francês
Preço: 115,00 reais “Doce, com aromas de uvas-passas, ameixas secas, chocolate, frutas secas e especiarias, é encorpado e sedoso, com bom equilíbrio entre açúcar e ácidos. Excelente para harmonizar com sobremesas à base de chocolate, como tortas, bolos e mousse, além de geleia de frutas vermelhas e fondue de chocolate com morangos”.