quinta-feira, 18 julho 2024

Vinho do Gelo

Por conta de sua baixíssima produção, o Icewine é comercializado em garrafas pequenas, de 200ml a 375ml 

Alguns dos melhores vinhos Icewine do mundo vêm da Alemanha (Foto: Divulgação)

lcewine é um dos vinhos mais raros do mundo! Produzido com uvas congeladas, ele é produzido em poucas localidades, com destaque para o Canadá e a Alemanha, a preços bem elevados.

Por conta de sua baixíssima produção, o Icewine é comercializado em garrafas pequenas, de 200ml a 375ml, e que possui açúcar residual, entre 180 e 320 gramas por litro, mas muito bem equilibrado pela sua acidez.

O Icewine só pode ser produzido em locais onde são alcançadas baixíssimas temperaturas durante o inverno, para que as uvas congelem naturalmente nas videiras.

Hoje, o Canadá é o maior produtor de Icewine, respondendo por cerca de 75% de toda a produção mundial, concentrado na região de Ontario, na fronteira com EUA.

Alguns dos melhores vinhos Icewine do mundo vêm da Alemanha, que, aliás, foi onde a bebida surgiu. Entretanto, não são todos os anos que as condições climáticas são “favoráveis” para produzir o Icewine. Áustria e Eslovênia são outros países que produzem esse tipo de vinho, mas em uma escala muito menor.

O Icewine é produzido com uvas congeladas ainda na videira, entre a temperatura de -8°C a -7°C e estima-se que apenas 10% a 20% das uvas colhidas acabam sendo utilizadas na elaboração do Icewine, o que o torna bastante raro.

Após a colheita, as uvas congeladas são prensadas, geralmente em uma prensa pneumática, e segue-se então o processo de fermentação, realizado com leveduras selecionadas e em temperaturas muito baixas. O período de fermentação é bastante longo, podendo durar entre três e seis meses, ou até mais. O resultado é um vinho extremamente concentrado, com baixo teor alcoólico e alto nível de açúcar residual, mas com excelente acidez.

A Riesling é a mais popular uva utilizada na produção do Icewine na Alemanha, já no Canadá a maior parte dos produtores optam pela Vidal, uma variedade híbrida, criada a partir do cruzamento da Trebbiano (Ugni Blanc) e Rayon d’Or (Jean-Louis Vidal em 1930).

Apesar de a maior parte dos vinhos Icewine serem elaborados com uvas brancas, também é possível encontrar exemplares produzidos com uvas tintas, como Cabernet Franc e Merlot.

Icewine de uvas brancas harmoniza muito bem com bolos de frutas secas, torta de maçã, pera confitada e queijos azul. Já com uvas tintas, fica ótimo com suflê de goiabada e torta de frutas vermelhas. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também