Trata-se de uma noite cultural para reunir profissionais da área, clientes e amigos, com menu degustação, como explica Zazeri
O arquiteto André Zazeri comandou, na última terça-feira (31/05), o evento Arquitetura do Sabor, realizado na Portobello Shop Americana, no Jardim Girassol.
Trata-se de uma noite cultural para reunir profissionais da área, clientes e amigos, com menu degustação, como explica Zazeri.
“É um evento de integração entre arquitetos, clientes e amigos no qual um chef ou o próprio arquiteto (Zazeri) cozinha, com intuito de falar de arquitetura em volta da boa mesa. Pelo meu perfil de ser um cozinheiro por hobby e ser um grande curioso da boa mesa, acredito que foi criado em cima da minha personalidade”, esclarece.
E relacionar as duas vertentes faz muito sentido para o profissional. “A Arquitetura é a descoberta de formas e movimento e a cozinha é a alquimia, os dois necessitam de criatividade e bom senso para um bom equilíbrio”, explica.
Cardápio da noite
O cardápio do encontro consistiu num menu de finger foods, apropriado para um coquetel descontraído, e de um jantar volante com sobremesa. “Tudo bem despojado e assinado pelo chef Anderson Borin, amigo pessoal que sempre que recebo e não vou para cozinha traduz as minhas ideias de forma criativa e dinâmica, trazendo uma nova experiência”.
Entre as entradas de finger foods, foram servidos terrine de figos frescos com presunto Serrano, tâmaras recheadas com queijo de cabra e pistache, brie crocante com mel e nuts carameladas, mini poke de salmão com manga, pikles de beterraba e mifum crisps, cones de gergelim com steak tartar de filé e Grana Padano, entre outros.
O jantar volante – com pratos servidos geralmente em bowls, para que seja possível comer facilmente em pé e sem auxílio de facas – consistiu de uma salada de fégula sarda com legumes grelhados e lascas de ricota defumada; nhoque de mandioquinha com fonduta de queijo e cogumelos salteados; terminando com a sobremesa: panacotta de capuccino com caramelo de flor de sal e tuille de castanha de
Caju.
Cozinha e Arquitetura
A relação do arquiteto com a cozinha começou desde cedo, em família, conta André Zazeri. “Começou desde criança, pois aos sábados era dia que todos íamos para a cozinha e cada um fazia um prato. Com o tempo, a curiosidade foi aumentando, fui estudando e me aprimorando, mas sempre de forma amadora, vendo como diversão e lazer”, ressalta.
O arquiteto conta que já comandou outros eventos como chef decor, vários deles destinados a arquitetos, em Campinas e Americana. “Foi uma excelente oportunidade de integrar clientes e arquitetos. Sou da opinião de que, em volta de uma boa mesa, qualquer conversa se torna um momento memorável”, finaliza o profissional.