segunda-feira, 4 março 2024
CLUBE GOURMET

Boa comida no prato: vamos cozinhar?

Melhorar a alimentação, comer de forma consciente e saudável é a nossa premissa para 2024, vamos voltar às raízes e dar um basta ao “fast-food” e comidas ultra-processadas!
Por
Valéria De Rogatis Lebois
Detalhe de uma mercearia típica, onde se pode encontrar de tudo um pouco: cestos, gamelas, ralador de mandioca entre outros “trens”.

A culinária brasileira do interior do estado de São Paulo é muito saudável, com grande influência da cozinha mineira, principalmente na época dos tropeiros (séc. XVI – XVII). Entre os pratos mais típicos estão o arroz com feijão tropeiro, tutu mineiro, couve refogada, frango ao molho pardo, carne de porco assada, farofa de farinha de mandioca ou fubá, ensopados e assim vai. Além da doçaria de origem portuguesa, que também não pode faltar nas casas paulistas, como as compotas de abóbora, mamão, coco, doce de leite, bolo de laranja e fubá, ambrosia, arroz doce, entre outras iguarias!

Vamos começar 2024 alimentando-nos de forma consciente, saudável, apropriando-se de hábitos e costumes da Cozinha Brasileira, um rico legado de nossos antepassados.

Na mercearia, panelas esmaltadas, banquinhos de madeira, flores de marcela para chá calmante, etc.
Na peneira, doce de leite: puro, com amendoim ou coco.
Doces de leite, farinhas de milho e mandioca e feijões variados que não podem faltar na mesa do paulista.
Produção de acompanhamentos para qualquer prato típico com carnes.

TOME NOTA

Criação, produção, conteúdo e fotografias:

Valéria De Rogatis Lebois – arquiteta/designer gourmet

@v.derogatisgourmet – val.rogatis@outlook.com

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também