Domingo, 07 Agosto 2022

Conheça e experimente: Bolo de Reis

Conheça e experimente: Bolo de Reis

Confira a receita 

Nesta semana passamos pelo Dia de Reis, em 6 de janeiro, no qual costumamos desmontar a árvore e os enfeites de Natal. Segundo consta, é uma data em homenagem à visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, que, conforme a tradição católica, nasceu em Belém, no Oriente Médio (Cisjordânia).

A data também teria sido reforçada e comemorada pelos portugueses no Brasil, desde a colonização, por meio da Folia de Reis ou Reisado - quando grupos culturais saem pelas ruas tocando instrumentos, cantando e dançando, para levar a notícia do nascimento de Cristo. Ao passar de casa em casa, são recebidos com comidas típicas. Daí a origem do Bolo de Reis, conforme reportagens sobre o assunto.

O Clube Gourmet compartilha com vocês uma das receitas da iguaria, do arquivo da coordenadora Cristina Pisoni, porque vale a pena provar essa delícia.

Bolo de Reis

Ingredientes (massa)

200 g de manteiga

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

4 gemas

1 lata de leite condensado

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 xícara (chá) de frutas cristalizadas

1 xícara (chá) de uvas-passas pretas

4 claras

Ingredientes (glacê)

2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

2 colheres (sopa) de leite em pó

2 colheres (chá) de suco de limão

Frutas cristalizadas para decorar

Modo de preparo

Para a massa, em uma batedeira, bata a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Adicione o açúcar mascavo e junte as gemas uma a uma, batendo sempre até que fiquem bem incorporadas à massa. Acrescente o leite condensado aos poucos, sem parar de bater.

Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo peneirada junto com o fermento, as frutas cristalizadas e as uvas-passas.

Bata as claras em neve e incorpore delicadamente à massa. Despeje em uma forma grande com furo no meio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido por cerca de 1 hora. Desenforme o bolo ainda quente.

Misture todos os ingredientes do glacê e despeje sobre o bolo. Decore com frutas cristalizadas. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/