Bebida feita a partir da fermentação do mel diluído em água
Uma bebida alcóolica natural produzida a partir da fermentação do mel diluído em água, vem, aos poucos, ganhando adeptos pelo Brasil, principalmente em São Paulo, capital, e no interior do estado: é o hidromel.
Semelhante ao vinho, pois há correspondências nos processos produtivos, no teor alcóolico e nas percepções de degustação, por exemplo, o hidromel possui algumas fábricas no País e uma delas fica aqui na região, em Hortolândia, a Philip Mead, fundada em 2016.
De acordo com fundador e sócio-proprietário da Philip Mead, Philipe Mandaji Piaia, são vendidas de duas a três mil garrafas mensalmente e os números apontam para um maior consumo no estado, especialmente na capital. “Das nossas vendas atuais, considerando o e-commerce (comércio eletrônico, vendas no site e em sites parceiros) e o varejo, 60 a 70% foram feitas no Estado de São Paulo. E 70 a 80% delas foram para clientes da cidade de São Paulo. O restante foi para consumidores do interior”.
Philipe Piaia esclarece que o hidromel é considerado como uma das bebidas mais antigas do mundo, presente na história de várias civilizações milenares. “Segundo a mitologia grega, a bebida era parte da alimentação dos deuses do Olimpo. Já na mitologia nórdica, era conhecida como o néctar dos deuses”. No Brasil, talvez apenas os fãs de séries como Game of Thrones e Vikings com certeza já tenham ouvido falar da bebida.
Atualmente, a empresa comercializa três tipos de hidromel: Philip Mead Traditional, Philip Mead Oak Aged, maturado com lascas de carvalho, e Philip Mead Red Fruits, adicionado a frutas vermelhas e hibisco. E, assim como o vinho, a bebida harmoniza melhor com determinados alimentos, conforme Piaia. “É indicada com comidas fortes (carne de caça, embutidos, queijos encorpados) ou até mesmo sobremesas intensas, à base de chocolate”.
Mais informações: https://philipmead.com.br/