segunda-feira, 26 fevereiro 2024

Tradição gaúcha na região

A Galeteria Pasta e Gallo, localizada no Jardim Novo Botafogo, em Campinas, foi fundada em 1995 

A Galeteria Pasta e Gallo, localizada no Jardim Novo Botafogo, em Campinas, foi fundada em 1995 com a proposta de trazer a tradição das galeterias gaúchas para a cidade. Hoje, além da unidade de Campinas, a família possui outro restaurante do gênero em Indaiatuba. Os gerentes e sócios Eduardo Martins, administrador de empresas, e Sandra Poli, advogada e empresária, explicam que as duas casas são as primeiras e únicas no interior de São Paulo.

“Oferecemos o sistema de rodízio ou a tradicional sequência, onde todos os pratos são servidos à mesa com reposição à vontade, de acordo com a solicitação dos clientes. A proposta é levá-los à uma jornada afetiva, com a família reunida e degustando bons pratos, como se fosse na época dos avós”, esclarece o administrador e sócio Eduardo Martins.

As duas casas contam com ambiente familiar, rústico e aconchegante, conforme a empresária e sócia Sandra Poli. “A arquitetura foi projetada e inspirada nas galeterias tradicionais gaúchas, explorando elementos rústicos. As comidas são feitas de forma artesanal, com tempero de verdade, e abraçam o coração de quem as degusta”, ressalta.

Quem assina os pratos são as tias e nonas da família dos proprietários. Quanto às bebidas, o destaque é a carta de vinhos com mais de 80 rótulos à disposição dos clientes.

O galeto

Os proprietários explicam que a tradição do galeto chegou ao Brasil juntamente com os imigrantes italianos, os quais se instalaram na Serra Gaúcha, em cidades como Caxias do Sul, Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Santa Maria e outras.

Os colonos italianos tinham o costume de comer a iguaria, chamada de passarinhada, mas aqui no Brasil substituíram os pássaros por pequenos frangos (galetos), de aproximadamente 600g, abatidos logo em seus primeiros cantos. Daí o surgimento da expressão Galeto ao Primo Canto.

Rodízio ou sequência

A casa serve 17 itens no total, entre os quais estão a sopa de capeletti; pãozinho com cebola e alho assado na brasa; salada de batata; radicci com bacon; cebola cozida; parmegiana de berinjela; polenta frita; spaghetti; gnocchi de batata; tortéi de abóbora com nozes aos molhos sugo, bolonhesa, pesto e alho e óleo; além do tradicional galeto ao primo canto e da costelinha suína, ambos assados na brasa.

Entre os pratos mais pedidos pelos clientes, os proprietários destacam a Sopa de Capeletti, com a massa produzida diariamente e servida em caldo de frango bem quentinho, com parmesão ralado e pãozinho com cebola e alho assado na brasa; o Radicci, plantado em horta orgânica e cultivado sem adição de agrotóxicos, servido com bacon; o Tortéi de abóbora e nozes, feito diariamente no próprio restaurante; o galeto temperado com ervas finas e marinado em vinho branco e a costelinha suína na brasa.

Galeteria Pasta e Gallo

Rua Dr. João Mascarenhas Neves, nº 178 – Jd. Novo Botafogo – Campinas (SP)

Fone/WhatsApp: (19) 2512-0759/ 98127-3466

Para mais informações sobre a casa, acesse:

https://www.instagram.com/galeteriapastaegallo/

https://www.facebook.com/GaleteriaPastaeGallo

https://galeteriapastaegallo.com.br/ 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também