Terça, 09 Agosto 2022

Você sabe porque torramos o grão de café?

Diego Amaro - Amaro CaféBom Café

Você sabe porque torramos o grão de café?

Bem objetivamente, o grão de café é torrado para trazer, em primeiro lugar, solubilidade, para que se consiga moer e extrair 

Uma das perguntas mais frequentes aqui na cafeteria é essa: por que o grão de café é torrado?

Respondendo bem objetivamente, o grão de café é torrado para trazer, em primeiro lugar, solubilidade, para que se consiga moer e extrair, e também para trazer sabor e aroma para a bebida que conhecemos hoje.

A partir disso, temos uma enormidade de variáveis e infinitas possibilidades do que fazer com a torra do café. Nesse processo, que muitos especialistas entendem como divisor de águas na cadeia produtiva, você pode valorizar, destruir ou mascarar o café.

A indústria, por exemplo, tem por padrão executar um perfil de torra bem escura, onde praticamente se carboniza tudo e esconde todos os defeitos: pau, pedra, barro, inseto, grãos podres e com defeitos. O que mais impressiona é que tudo isso é permitido por lei. E, quando tudo isso é carbonizado, o consumidor só sente o gosto de queimado.

Já dentro do universo dos cafés de classificação especial, a torra tem como objetivo trazer todo o potencial daquele grão, para evidenciar e se transformar numa bebida incrível. A torra bem feita passa por 3 etapas principais: desidratação, caramelização e expansão. O café, quando bem torrado, preserva toda a doçura e acidez que a fruta traz.

Não é "chafé"

Por tudo o que falamos aqui hoje, criou-se um mito de que o café bom é o que foi torrado excessivamente pela indústria. E posso afirmar para vocês que é exatamente o contrário! O café de verdade é esse em que você não precisa colocar açúcar ou adoçante, você o bebe puro e sente todo o sabor. Pela sua própria saúde e bem-estar, opte sempre por cafés de classificação especial.

Sobre os valores, façam a relação e pensem em qual é o mais caro: o que tem todo um cuidado, várias pessoas envolvidas na produção e uma seleção criteriosa, ou, o que é considerado um resto, uma sobra, um "lixo" que seria jogado fora? 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/