Terça, 28 Junho 2022

Lámen

Clube GourmetComida Japonesa

Lámen

Símbolo da culinária japonesa quente

Que tal provar um lámen? O prato, de origem asiática, tem como principal ingrediente uma massa de "macarrão" que leva o mesmo nome e é servida em um caldo à base de carnes, peixes, vegetais e temperos japoneses - o que lhe confere uma infinidade de sabores, tradicionais ou renovados.

Saiba que é possível degustar a iguaria aqui mesmo em Americana, na casa japonesa pioneira e especializada na fabricação do lámen na região de Campinas: o Empório Ásia House, localizado na Vila Frezzarin, da proprietária Sony Huang.

"Durante nossa vivência no Japão, nos aprofundamos na arte de produzir o lámen do começo ao fim, com cursos especializados e muita degustação. Levamos mais de 24 horas para preparar toda a massa, os caldos e as carnes, com dedicação e carinho, para os clientes sentirem no paladar um pouco de nossa trajetória", destaca Sony.

Segundo a chef, o prato vem sendo muito apreciado no Brasil, há alguns anos. "A grande verdade é que a culinária japonesa quente é a comida do dia a dia que sustenta, tanto que é um dos pratos mais consumidos no Japão. A tendência começou nas capitais e tem se tornado uma deliciosa opção aos amantes da culinária japonesa e aos que preferem a culinária quente. Quantos mais lámens você provar, mais vai apurar seu paladar e descobrir quem realmente coloca tamashi (alma) na comida".

E há um fato curioso relacionado ao prato: o lámen também tem despertado o interesse do público infanto-juvenil, desde o surgimento da série de mangá japonesa Naruto, em 1999, adaptada no início dos anos 2.000 para a TV, por meio de animação. E Sony confirma a informação.

"É um fato inquestionável! Naruto é uma série de muito sucesso com o público infanto-juvenil pela fácil identificação com os personagens e suas respectivas trajetórias. Tem sido uma satisfação quando crianças de todas as idades nos chamam para dizer que realizaram um sonho, que criaram ao assistirem os animes ou lerem os mangás", comemora.

Como é composto o lámen - BOX

A proprietária do Empório Asia House, Sony Huang, explica que lámen de verdade é uma combinação da profundidade nos caldos com a harmonia da leveza e textura do macarrão e dos toppings (acompanhamentos). Segundo a chef, o sabor pode variar conforme a cultura da região e os ingredientes frescos disponíveis.

Para se preparar um autêntico lámen, são necessários o lámen artesanal; o caldo, à base de aves, carnes, peixes e legumes; kombu (alga marinha); tarê, que confere o sabor de "quero mais", com shio, molho shoyu e pasta de soja fermentada (missô); e os toppings ou acompanhamentos: carne de porco temperada e assada lentamente (chashu), ovo hanjuku (cozido no ponto certo), broto de bambu, legumes, cebolinha e alga marinha (nori).

Na cultura japonesa, a massa do "macarrão" é preparada com farinha, solução alcalina (kansui) e ovos, para uma textura macia, enquanto a pasta tradicional, de origem italiana, é feita com trigo durum, água e ovos.

Há muitas versões para a origem do lámen. Uma delas é que tenha surgido no interior da Mongólia, por volta do ano de 1700. "A mais conhecida e palpável é que surgiu por acaso, ao combinarem a água de um lago que era altamente alcalina, lembrando o kansui, com a farinha. A combinação deixava os macarrões mais macios e acabou transformando a maneira de como eram preparados", finaliza. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/