Quarta, 16 Junho 2021

Lasanha de cogumelos

Clube GourmetLasanha

Lasanha de cogumelos

Tempo de preparo: 35 a 40 minutos 

Ingredientes

Para o molho:

Manteiga, para untar a assadeira, 5 colheres (sopa) de manteiga sem sal, 1/2 xícara de farinha de trigo, 4 xícaras de leite integral morno, 1 xícara de muçarela ralada, 1/2 xícara de queijo parmesão ralado, Pitada de noz-moscada, 250 g de presunto de Parma em fatias finas, picado, Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para o recheio:

3 colheres (sopa) de azeite extra virgem, 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, 1 cebola média picada, Sal e pimenta do reino moída a gosto, 3 dentes de alho picados, 650 g de cogumelos variados como Paris, Shitake, Shimeji, Fungui picados, não muito pequenos, 1 1/2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado, 1 1/2 colheres (sopa) de tomilho fresco picado, 9 folhas de massa de lasanha sabor de espinafre ou simples, 1 xícara de muçarela ralada, 1/2 xícara de queijo parmesão ralado, Azeite extra virgem para regar

Modo de preparo

- Pré-aqueça o forno a 200 graus.

- Unte uma assadeira de 13 cm por 23 cm. Reserve.

Para o Molho: Em uma panela grande derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a farinha e mexa com um fouet até ficar liso. Aos poucos, adicione o leite morno mexendo constantemente para evitar grumos. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até que o molho esteja espesso e liso, cerca de 8 minutos (não deixe a mistura ferver). Retire a panela do fogo e adicione o queijo e noz-moscada. Mexa até que os queijos derretam e o molho esteja liso. Adicione o presunto de Parma e uma pitada de sal e pimenta.

Para o Recheio: Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e a manteiga em fogo médio. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e pimenta e cozinhe, mexendo sempre até ficar macia. Adicione o alho e refogue por 1 minuto. Adicione os cogumelos, alecrim e tomilho e tempere com uma pitada de sal e pimenta.

- Cozinhe, mexendo de vez em quando, até que os cogumelos estejam dourados e o líquido tenha evaporado (cerca de 8 a 10 minutos).

- Leve uma panela grande com água para ferver no fogo alto. Após ferver, adicione sal e depois as folhas de massa e cozinhe até ficarem macias, mas ainda firmes. Escorra e reserve.

Para Montar a Lasanha: Coloque 1/2 xícara do molho sobre o fundo da assadeira preparada. Cubra com 3 folhas de massa. Coloque metade da mistura de cogumelos sobre a massa. Despeje 1 xícara do molho sobre a mistura de cogumelos e coloque mais 3 folhas de massa por cima. Repita as camadas usando a mistura de cogumelos restante, 1 xícara de molho e as 3 folhas de massa restantes. Cubra com o molho restante e polvilhe com a muçarela e o parmesão. Regue com azeite e asse até dourar por cima e o recheio borbulhando (cerca de 35 a 40 minutos). Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 17 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/