Um estilo mais lupulada e amarga, moderadamente forte, com variedades de lúpulos americanos, modernos, ou do novo mundo
Vou falar um pouco sobre a cerveja que se tornou a paixão da galera da cerveja artesanal, a nossa querida e amada American IPA. Mas, se estão achando que vou contar aquela antiga história, de que a IPA surgiu acidentalmente, quando os ingleses precisavam levar cerveja para a Índia e encheram a cerveja de lúpulo para conservá-la, durante o percurso, estão enganados!
Vamos falar sobre a American IPA e explicar porque se tornou a paixão dos apreciadores de cerveja artesanal, criando uma legião de “lupulomaníacos”.
Quando falamos em IPA, o que vem à cabeça? Lúpulo, muito lúpulo. A IPA é um estilo mais lupulada e amarga, moderadamente forte, com variedades de lúpulos americanos, modernos, ou do novo mundo. O balanço é orientado para os lúpulos, com perfil de fermentação limpo, seco, com final também limpo e seco. A estrutura de maltes deve permitir um equilíbrio que deixe o destaque sempre para os lúpulos.
Então, deve ter um amargor marcante, não se assuste! O corpo não pode ser muito alto e os sabores e aromas de caramelo, principalmente nas versões americanas, devem ser discretos. Mais que amargor, o lúpulo deve trazer uma explosão de aromas no copo, que podem lembrar maracujá, laranja, manga, grapefruit e outras frutas.
Também encontramos muitas notas florais e resinosas, dependendo de como e quando o cervejeiro vai usar na sua receita. Existem dezenas de espécies de lúpulo e a combinação deles, ou mesmo utilização de um só, o chamado single hop, vai determinar a característica da cerveja.
Glossário da Cerveja IPA
Listamos algumas das palavras que marcam presença no vocabulário de quem gosta de uma boa cerveja lupulada:
IBU – Unidade que mede o amargor da cerveja. Em inglês, significa International Bitterness Unit
Dry Hopping – Técnica que infusiona lúpulos para potencialização do aroma
Single Hop – Termo que se refere à cerveja IPA feita com uma única variedade de lúpulo
Harsh – Termo referente ao amargor agressivo e áspero que cervejas lupuladas podem apresentar
Isovalérico – Off-favour, que lembra chulé ou queijo parmesão, pode ser gerado na cerveja pelo uso de lúpulos velhos
Hazy – Termo em inglês que quer dizer turbidez e é característica central de uma das variações da cerveja IPA
Saúde e até a próxima!
Zé Florindo cervejeiro e sommelier de cervejas