Domingo, 17 Outubro 2021

Sustentabilidade em hotéis e restaurantes

Clube GourmetSustentabilidade

Sustentabilidade em hotéis e restaurantes

A Rede Vitória Hotéis é a primeira empresa do setor no país a coletar e destinar materiais para reciclagem

Rota da Sustentabilidade foi criado por uma empresa especializada em logística, coleta e transporte desses recicláveis (Foto: Divulgação)

A Rede Vitória Hotéis é a primeira empresa do setor no país a coletar e destinar materiais para reciclagem. O complexo aderiu ao programa Rota da Sustentabilidade, criado por uma empresa especializada em logística, coleta e transporte desses recicláveis.

Nesta primeira fase, serão coletados e enviados para reciclagem cinco tipos de resíduos de suas unidades hoteleiras (três em Campinas, Paulínia e Indaiatuba) e dos restaurantes Bellini Ristorante, Kindai, Esquinica, Vick Restaurante e Vittorino: papel/papelão, plásticos e variáveis, metais (latas e embalagens), vidros (garrafas e copos, por exemplo) e eletrônicos.

Quando o projeto e as práticas internas estiverem totalmente consolidados no complexo, serão acrescidos outros materiais, como baterias, pilhas, lâmpadas e isopor. A separação dos resíduos e materiais será realizada pelos próprios funcionários e a coleta será feita pela equipe da empresa especializada, responsável também pela pesagem e valorização do material, antes da destinação para a reciclagem.

E o projeto da rede traz uma novidade, segundo o administrador de empresas Rodrigo Bassitt Nogueira Porto, diretor de Alimentos e Bebidas da Rede Vitória Hotéis. Todo valor obtido com o material reciclado é transformado em dinheiro e depositado na conta digital de uma fintech/cleantech (startups cuja principal característica é a preocupação com o meio ambiente), com sede em Campinas, para valorizar a cadeia da reciclagem assim como qualquer pessoa, física ou jurídica, que vê valor em seus resíduos.

"O valor será depositado em conta da WasteBank, em nome do gerador dos resíduos, ou seja, os CNPJs serão definidos pela Grupo Vitória. O valor será destinado conforme definição estratégica da direção do grupo, podendo ser revertido para conscientização da mão de obra direta e/ou indireta, bem como usuários. É uma iniciativa nacional, com sede no município de Campinas, então o ecossistema deve crescer mais aceleradamente na região", esclarece.

Além disso, o diretor de Alimentos e Bebidas da Rede Vitória Hotéis, Rodrigo Porto, acredita que a gastronomia não pode mais estar dissociada da sustentabilidade, assim como ocorre em outros segmentos.

"A gestão sustentável está muito em alta nas empresas e veio para ficar, ainda mais no ramo da gastronomia, onde trabalhamos com alimentos e embalagens. O cliente olha como o restaurante escolhe seus fornecedores, se utiliza os insumos com o mínimo de desperdício possível e como descarta seus resíduos orgânicos e recicláveis. Com as mídias sociais, é muito fácil qualquer um pesquisar sobre a empresa e se ela está adotando práticas sustentáveis, e, no caso de má conduta, com certeza todos ficarão sabendo", pondera.

A mensuração do volume de resíduos coletados na rede será realizada nos próximos meses, pela empresa especializada, quando também será dimensionado o impacto do projeto para o complexo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 17 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/