Domingo, 17 Outubro 2021

Universo artesanal

Clube GourmetCurador de queijos

Universo artesanal

Alex Andrade, será o mais novo colunista do Clube Gourmet, do Jornal Todo Dia 

Alex Andrade, idealizador de uma plataforma online especializada em produtos brasileiros artesanais (Foto: Diuvlgação)
O curador de queijos e jurado de queijos artesanais brasileiros, Alex Andrade, será o mais novo colunista do Clube Gourmet, do Jornal Todo Dia. Ele é idealizador de uma plataforma de e-commerce, especializada em produtos brasileiros artesanais, e desde 2018 está à frente de uma loja física na Vila Santa Catarina, em Americana, de propriedade da esposa, Paula Andrade.

A estreia da coluna no caderno está prevista para o próximo dia 15 de agosto e o especialista ressalta que pretende destacar todos os produtos brasileiros feitos artesanalmente ou de origem, além de temas relacionados a esse universo, como legislação, novidades, curiosidades, receitas, workshops, entrevistas com produtores e suas viagens em busca de novidades.

Segundo Andrade, o projeto com queijos começou em 2016, período em que se recuperava de um trauma físico. Nessa época, numa viagem em família, ele conheceu o parmesão de Alagoa (MG), se apaixonou pela iguaria, e decidiu saber mais sobre tudo que estaria por trás do sabor do queijo. Foi, então, conhecer a cidade de Alagoa, no Sul de Minas, localizada no alto da Serra da Mantiqueira, município que faz parte do caminho velho da Estrada Real.

"Me apaixonei por tudo lá: clima, pessoas, belas histórias e muito queijo, com passagens sofridas, de pouco lucro, por conta de atravessadores inescrupulosos", conta Alex Andrade. Foi quando passou a ajudá-los no que mais sabia fazer, segundo ele, negócios e vendas: com degustações do queijo em eventos de grande público, por todo o País, e contando as histórias relacionadas ao produto, para fomentá-lo.

"Após dois anos, movimentei cerca de 1,8 toneladas de queijos por mês, de 2016 a 2018, sendo reconhecido e convidado por dois órgãos mineiros regulamentadores a me tornar jurado e membro do concurso de queijos da cidade de Alagoa". Um desses órgãos é o Instituo Mineiro Agropecuário.

Fica a dica, então, para que os leitores do Clube Gourmet conheçam mais sobre os produtos artesanais do País. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 17 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/