Capital da Holanda tem mais de 700 mil habitantes
Amsterdã, ou em Inglês Amsterdam, é a cidade mais populosa dos Países Baixos, situada na região Oeste da Holanda do Norte. A maior parte do seu território está localizada na região de Randstad, uma zona metropolitana que se estende até Roterdão, ou Rotterdam. Caracteriza-se como uma das maiores concentrações urbanas da Europa, sendo assim considerada a capital cultural do País e um dos centros financeiros mais relevantes do Continente. Estando lá basta andar pelas ruas para entender o quanto a cidade preserva suas raízes por meio dos seus edifícios em estilo enxaimel, igrejas antigas, praças e monumentos. O estilo enxaimel, ou Fachwerk (em Alemão) é uma técnica de construção na qual as paredes são montadas com vigas de madeira em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos tijolos, pedras, taipa, dentre outros materiais, e geralmente não se utiliza reboco.
No passado, Amsterdã era apenas um povoado de pescadores. Ao longo dos anos, se desenvolveu muito. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Cidade teve mais de 100 mil judeus enviados aos campos de extermínios. Uma história famosa mundialmente é a de Anne Frank, através do diário dela, onde ela descreveu o período que ela, sua família e outras 4 pessoas passaram em um anexo secreto e escondido dos ocupantes alemães de Amsterdã. É importantíssimo destacar que este passeio é muito requisitado e facilmente se esgota, então, é imprescindível adquirir ingressos com antecedência.
As atrações em Amsterdam são as mais variadas. Dependendo do país, o inverno na Europa é uma das estações mais propícias para fugir das multidões, e é possível visitar os pontos turísticos locais com mais tranquilidade. Para aproveitar sua viagem, os ambientes fechados são ótimas opções, como os museus de Van Gogh e Rijksmuseum, além da Casa Anne Frank. Além dessas atrações é possível patinar no gelo em pistas montadas nos parques, como foi a visita da Suélen Franciane e Jenifer Rodrigues. Suélen é professora de Educação Artística no colégio Dom Bosco em Americana e recomendo o Museumplein, a “Praça dos Museus”, além de vários museus sensacionais reunidos ali, no verão acontecem as feiras ao ar livre com gastronomia local e diversas atividades gratuitas.
Amsterdã é um dos principais destinos de primavera na Europa e é nessa estação que a Holanda vive seu ápice. Afinal, o país das flores está completamente colorido e os campos de tulipas entram em cena, atraindo milhares de turistas, como foi a visita de Frank Gerritsen. Destaques para os jardins de Keukenhof e o desfile de flores em Rijnsburg. Mas tanto na primavera quanto no verão, os passeios de bike e os passeios de barco pelos canais são ótimas atrações imperdíveis da temporada. Entre as diversas opções estão Lovers Canal Cruise e Flagship Amsterdam. “Lovers” passeia às margens de Zeeheldenbuurt, passando pelo A’DAM Lookout e NEMO Science Museum, dois pontos bem bacanas pra se visitar também nesta região, e ambos tem visões lindas da cidade e das alturas.